A vigilância epidemiológica, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que no período de 08 à 11/05/2017 foi realizado na cidade o Inquérito Entomológico, que trata da captura de Flebotomíneos, que são os vetores transmissores das Leishmaniose Viceral e Tegumentar.
Este inquérito é realizado com armadilhas de fonte luminosa instaladas no período noturno em 4 residências de diferentes bairros, pelo período de 3 noites consecutivas, tendo em todas as armadilhas o resultado negativo para a captura das espécies transmissoras das doenças.
A instalação das armadilhas ficou por conta do funcionário Rodrigo Freitas, sob a supervisão técnica e avaliação das armadilhas da referência técnica da SRS Passos, através do Supervisor Gilmar Brasilit do setor de Endemias.
A doença
A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar de leishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família Trypanosomatidae.
O calazar (leishmaniose visceral) e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são formas da doença.
As várias formas de leishmaniose podem ser zoonoses ou antroponoses, ou mesmo antropozoonoses. A forma visceral existente no Brasil e em Portugal é uma zoonose comum ao cão e ao Homem. É transmitida ao Homem pela picada de fêmeas de insetos dípteros flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui, no continente americano) e Phlebotomus (no chamado Velho Mundo: Europa, África e Ásia).
Redes Sociais da Prefeitura de Itaú De Minas
Você mora em Itaú De Minas e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?
Saiba como participarBrasão Oficial
Itaú De Minas está localizado no estado de Minas Gerais. Bandeira de Minas Gerais
O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Itaú De Minas
© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.