São Manoel Do Paraná

Paraná

27/04/2021 08h42, atualizado em 27/04/2021 09h44 27/04/2021 08h42 São Manoel Do Paraná - PR

A Maior Reserva Ecológica do Noroeste do Paraná.

Prefeitura de São Manoel Do Paraná (PR)
Foto: Prefeitura Municipal Reserva Caraguatatiba. Foto: Prefeitura Municipal Reserva Caraguatatiba

São Manoel do Paraná não podia ter nome mais adequado. Homenageia “o santo da paciência”. Tem tudo a ver com o clima de tranquilidade e silêncio na cidade, onde parece que o tempo não passa.

Lugar acolhedor e agradável, o município do Noroeste Paranaense foi emancipado em 1993 e uma população de 2.100 habitantes. Na economia, destaca-se pela produção agrícola, principalmente pelo cultivo de soja e criação do bicho-da-seda.

Foi justamente a terra fértil que atraiu os colonizadores, em sua maioria, mineiros e paulistas. Somados aos vestígios deixados por tribos indígenas, esses povos deram origem a uma cultura rica, preservada e exaltada em festas que são famosas na região.

Principal ponto turístico do município, a Reserva Ecológica Caraguatatiba da Divisa representa uma oportunidade ímpar de contato com a natureza. Com muitas trilhas, o lugar tem como maior atração a lagoa preta, que, apesar do nome, tem águas azuis que refletem o céu.

O acesso a São Manoel do Paraná se dá pelas rodovias BR-376, BR-277 e PR-082. O aeroporto mais próximo fica a 170 km, em Maringa. A distância até Curitiba é de 542 km.

Reserva Caraguatatiba

Redes Sociais da Prefeitura de São Manoel Do Paraná

Município de São Manoel Do Paraná

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de São Manoel Do Paraná, Paraná, possuia 2.098 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 22.00 e a área total do município era de 95.382 km². Quem nasce em São Manoel Do Paraná é chamado de são manoelense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em São Manoel Do Paraná e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Brasão da cidade de São Manoel Do Paraná

São Manoel Do Paraná está localizado no estado do Paraná. Bandeira do Paraná Bandeira do Paraná