ITAÚ DE MINAS - Atendendo a um convite da gerência da unidade da Votorantim de Itaú de Minas o prefeito Ronilton e o vice-prefeito Taclinho encabeçaram uma comitiva para, segundo o gerente da unidade não serem apresentados à fábrica, mas sim adquirir mais conhecimentos sobre a mesma.
Além do prefeito e vice, faziam parte da comitiva da prefeitura de Itaú de Minas, Irmã Fabíola representando o CHAME, Nelson Marcondes representando a Fazendinha, Raymundo Fernandes (Secretário de Administração), André Grandi (Ouvidor Geral), Álvaro Guiraldeli (Secretário de Meio Ambiente, Obras e Agricultura), Danielle Médici (Secretária de Educação, Cultura e Esporte), Evandra Cintra (Gerente de Convênios), Dr. Pedro Nunes (Procurador Geral) e Giani Malaguti (Coordenadora da Engenharia).
A comitiva da prefeitura foi muito bem recebida pela equipe que já aguardava a todos, sendo Antonio Mauro Mendonça Barbosa (Gerente da Fábrica), Rasera (Gerente de Manutenção), Rafaela Vieira S. Coimbra (Gestão Ambiental), Gilberto (Setor de Mineração), Joelson (Gerente de Produção), José Rubens (Florestal), Beto (Gerente de Controle de Qualidade), Simone, Helida (Responsabilidade Social), Felipe (Relações Governamentais), Fernando (Gente) e José Renato (Centro de Soluções Imobiliárias).
Antonio Mauro fez uma explanação geral sobre a história da Votorantim que no ano que vem completa 100 anos de existência do grupo. Lembrou que a empresa já está preparada para se abrir para o mercado financeiro quando irá colocar suas ações à venda, no entanto frisou que o momento não é agora por conta da realidade financeira pela qual o país passa.
Fez questão de apontar e provar a importância do grupo para Itaú de Minas e todo o país. Mostrou que a Votorantim possui unidades em 23 países e emprega direta e indiretamente 47.000 funcionários.
Um fato curioso e até então novidade para muita gente é que em termos de materiais de construção que é o que produz a Votorantim, pois além de cimento existem outros produtos como Argamassa e Cal, a companhia é a 1ª no Brasil e 6ª no mundo em produção e vendas.
Finalizando, Antonio pontuou os 4 pilares que fazem com que a companhia se mantenha até hoje no mercado tendo já atingido o seu quase primeiro centenário, são eles: Foco no Cliente, Gente com Autonomia, Excelência Operacional e Práticas Sustentáveis.
Em seguida ocorreu a apresentação dos programas de Responsabilidade Social desenvolvidos pela Companhia. A colaboradora Hélida deu um relato sobre os objetivos que a companhia pretende com os projetos e o principal de todos é deixar um legado para as gerações futuras.
Lembrou ainda que a Votorantim não faz projetos por puro assistencialismo, usando uma frase que passará a ser trabalhada pelo grupo que é “A Vida é Feita Pra Durar”.
Falou sobre os projetos e iniciativas que serão colocados em prática em nossa cidade agora no ano de 2017 que são:
Conselhos Comunitários
Qualificação de Agentes Ambientais (Catadores)
Plano de Relacionamento com Comunidade
Qualificação ONG São Domingos Sávio.
Este último visa apoiar a instituição para sua sustentabilidade frente desafios econômicos atuais que sinalizam um possível fechamento da instituição educacional.
Hélida fez questão de pontuar que os projetos têm também o princípio de acabar com a sensação de dependência da comunidade com a Votorantim, ajudando e fortalecendo ações que façam - como dito acima - “Para Durar”.
Rafaela Vieira Coimbra falou sobre os licenciamentos e controles ambientais da companhia deixando todos absolutamente impressionados com os rígidos controles de emissão de poluentes tanto na atmosfera quanto nos córregos.
Mostrou que dentro da unidade existem estações de tratamentos de efluentes fazendo com que a água que a companhia entrega para o município - água esta despejada no córrego que passa na Avenida Liberdade - é melhor do que a que entra na fábrica, mesmo após passar por todos os processos químicos dentro da mina.
Enfatizou que os níveis de poluentes são tão controlados que ficam sempre abaixo dos índices permitidos por lei e, quando esse índice sobe medidas emergenciais são tomadas para regularizar e baixá-los novamente.
Por fim, Joelson falou do co-processamento realizado dentro da companhia, aquela tão falada queima de pneus. Vale lembrar que este co-processamento vai muito além disso. Pelo que foi dito e mostrado, inclusive com reportagem em canais de TV aberta, as cimenteiras em geral, que são as únicas autorizadas e capazes de realizarem co-processamento prestam um serviço extremamente importante para o meio ambiente.
Usou como exemplo um pneu que leva de 200 a 500 anos para se decompor no meio ambiente, ao passo que no co-processamento isso é feito em pouco tempo e ainda gera energia para ser utilizada, apontando que em 2015 foram co-processados 125 mil toneladas de pneus em desuso.
Detalhou que no forno onde o co-processamento é realizado o material é completamente destruído a uma temperatura de 1.500 ºC e a cinza que resulta do processo é utilizada na fabricação dos produtos da fábrica, ou seja, nada é depositado no meio ambiente.
Todos os processos são certificados e todos os fornecedores destes materiais para o co-processamento também são extremamente fiscalizados e certificados atendendo as normas ambientais vigentes.
Ronilton e Tacilinho reafirmaram o desejo de parcerias com a fábrica visando sempre a melhor qualidade de vida de toda a população.
Ronilton lembrou sua trajetória na companhia antes mesmo de dar os seus primeiros passos na vida publica, “Trabalhei na fábrica por 14 anos, e foram os amigos daqui que me encorajaram a ingressar na vida pública. Finalmente hoje posso dar a contribuição que sempre sonhei para a cidade e principalmente contar com uma companhia de tamanha importância”, disse o Chefe do Executivo.
Ronilton ainda falou sobre a nova mentalidade administrativa da cidade, “Assumimos uma prefeitura endividada e sucateada, com pouco mais de 2 meses já conseguimos mostrar que Itaú de Minas pode ser diferente, economizamos e empregamos o que temos nos lugares corretos. Não estamos trabalhando com aumento de arrecadação, mas sim com redução de despesas o que vem comprovar essa nova forma de administrar pensando num futuro mais próspero”, comentou Ronilton.
Após isso, o ouvidor geral André Grandi leu para os presentes o ofício enviado pelo prefeito à gerência da fábrica, onde além de agradecer o convite e colocar a prefeitura à disposição da companhia a administração apresentou algumas demandas emergenciais para a cidade e deixou claro que irá contar com o apoio da Votorantim.
Finalizando, Antonio Mauro, gerente da Fábrica disse que todos os assuntos abordados no ofício serão analisados e que o maior interessado em ver tudo atendido é ele mesmo e ainda orientou sobre como proceder quanto à solicitação de outras demandas.
Redes Sociais da Prefeitura de Itaú De Minas
Você mora em Itaú De Minas e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?
Saiba como participarBrasão Oficial
Itaú De Minas está localizado no estado de Minas Gerais. Bandeira de Minas Gerais
O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Itaú De Minas
© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.