A Coordenação Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social vêm informar que o CRAS está sendo reorganizado, de acordo com as diretrizes do Sistema único de Assistência Social (SUAS).
O CRAS deve oferecer, dentre outros, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica (PSB) no Domicilio para pessoas com Deficiência e Idosas.
O PAIF tem por objetivo fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares; potencializar o protagonismo e a autonomia das famílias; promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da escuta e troca de vivências familiares.
Atualmente, este serviço está sendo aprimorado para atender de forma mais ampla as famílias referenciadas.
O SCFV tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Possui um caráter preventivo que visa o desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Este serviço são as oficinas que já acontecem no CRAS. No momento ele está sendo organizado de forma prioritária pela equipe, visto que está em andamento o processo de credenciamento para contratação de profissionais e facilitadores das oficinas. Este processo é muito importante para garantir a oportunidade aos profissionais interessados em se candidatar as vagas disponíveis e para que os contratos possam ser firmados por mais tempo, garantindo os vínculos entre facilitadores e público prioritário (famílias acompanhadas no PAIF).
O PSB no Domicílio visa a garantia de direitos; o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social; a igualdade de oportunidades; a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento.
A equipe do CRAS está trabalhando para reestruturar este serviço de forma a atender efetivamente este público que necessita de uma atenção especial.
Toda a equipe do CRAS/Secretaria garante a continuidade dos serviços prestados e conta com a compreensão de toda a comunidade durante o processo burocrático, do qual não podemos nos eximir.
Atenciosamente
Elisa Poscidônio Avelino Maria Izabel Amorim Braga
Coordenadora do CRAS Secretária do Desenvolvimento Social
Redes Sociais da Prefeitura de Itaú De Minas
Você mora em Itaú De Minas e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?
Saiba como participarBrasão Oficial
Itaú De Minas está localizado no estado de Minas Gerais. Bandeira de Minas Gerais
O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Itaú De Minas
© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.