Em Itaú de Minas, a vacinação contra a Febre Amarela está sendo feita conforme a Regional de Passos vem disponibilizando as doses das vacinas. Na data de hoje (26/02) a cidade está sem a vacina, pois o lote que chegou já se esgotou.
Segundo o Secretário de Saúde Diego Torres da Silva, “Estamos aguardando a reposição da mesma pela regional de saúde que também aguarda a reposição que será feita pelo Estado.
A vacinação não será realizada como campanha, serão imunizados aqueles que possuírem o cartão de vacinação incompleto. Os que possuírem duas doses no cartão não há a necessidade de receber a vacina, pois já é considerado imunizado.”, pontuou Torres.
Ainda segundo o secretário, assim que as doses forem chegando e sendo disponibilizadas para a população serão feitos os comunicados para os Itauenses.
Diego avisa ainda que as pessoas que não possuem mais a cartão de vacinas devem se dirigir à sala de vacinas para orientação sobre a necessidade ou não da dose.
Esquema Vacinal
O atual esquema vacinal contra febre amarela é composto por uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos. Para indivíduos a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos, é necessário administrar um reforço a ser avaliado pela equipe de saúde. Já para pessoas que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação é necessário administrar a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos. Dessa forma, indivíduos que já receberam duas doses da vacina ao longo da vida já podem ser considerados imunizados e não precisam do reforço de 10 em 10 anos. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem o comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa-etária ou decorrente de comorbidades.
Por conta do número expressivo de casos, o Ministério da Saúde abriu o início do período de vacinação contra a febre amarela para pessoas acima de seis meses de vida se elas morarem ou forem viajar para áreas rurais, de mata ou silvestre.
Contraindicações
* Crianças com menos de 6 meses de idade;
* Indivíduos com histórico de reação anafilática a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina);
* Pacientes com histórico de doenças do timo (miastenia grave, timona, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica), também devem buscar orientação de um profissional de saúde
* Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza:
* Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
* Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
* Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
* Pacientes com imunodeficiência primária;
* Pacientes com neoplasias.
Obs.: Gestantes deverão ser avaliadas de acordo com o risco de contrair a doença, dependendo da área em que moram ou para a qual irá viajar.
Já o tratamento da febre amarela visa atenuar os sintomas da doença, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva, com vista a reduzir as complicações e o risco de óbito.
Redes Sociais da Prefeitura de Itaú De Minas
Você mora em Itaú De Minas e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?
Saiba como participarBrasão Oficial
Itaú De Minas está localizado no estado de Minas Gerais. Bandeira de Minas Gerais
O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Itaú De Minas
© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.