Manaus

Amazonas

17/11/2015 21h27, atualizado em 17/11/2015 22h28 17/11/2015 21h27 Manaus - AM

Campanha vai arrecadar ‘bichinhos de pelúcia’ para filhotes órfãos de animais silve

Prefeitura de Manaus (AM)
Foto: Assessoria/ Semmas . Foto: Assessoria/ Semmas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) dará início nesta quarta-feira, 18, a uma campanha para arrecadação de “bichinhos de pelúcia”, com a finalidade de atender às necessidades de acolhimento de filhotes órfãos de animais silvestres que se encontram abrigados no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras. Atualmente, a unidade de conservação, gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, mantém dez filhotes acolhidos e em tratamento, depois de terem sido resgatados ou entregues na Unidade de Conservação. Os bichinhos de pelúcia são destinados, sobretudo aos filhotes de preguiça, macaco e tamanduá para que se sintam mais seguros e protegidos. Os filhotes mantêm-se agarrados aos bichinhos de pelúcia como se estivessem ligados às suas mães. “O animal de pelúcia acaba funcionando como uma mãe num momento em que o filhote precisa do cuidado afetivo e calor, pois ele pensa que aquele é o corpo da mãe”, explica a chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro. Segundo ela, o “bichinho de pelúcia” é um instrumento que simula afeto, proteção e carinho da mãe, além da manutenção da temperatura do bebê. Socorro Monteiro acrescenta que a ausência da mãe impede que o filhote desenvolva algumas habilidades, como caçar e se proteger. “E ele certamente terá 100% de chances de ser encaminhado para um zoológico, fadado à vida em cativeiro”, disse. Os interessados em apoiar a campanha podem fazer a entrega dos “bichinhos de pelúcia” na sede da Semmas, localizada na rua Rubídio, 288, na Vila da Prata (por trás da Escola Municipal Joaquim Gonzaga), no horário comercial. No local, haverá uma caixa para recebimento das doações. “Muitas vezes esses brinquedos são deixados de lado e acabam acumulando ácaros e poeira e são até descartados indevidamente no lixo comum, por isso pedimos o apoio nesta ação”, explica Socorro Monteiro. Mais informações pelo fone 3236-7420.

Redes Sociais da Prefeitura de Manaus

Município de Manaus

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Manaus, Amazonas, possuia 1.802.014 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 158.06 e a área total do município era de 11401.077 km². Quem nasce em Manaus é chamado de manauara.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Manaus e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Manaus está localizado no estado do Amazonas. Bandeira do Amazonas Bandeira do Amazonas

AVALIAÇÃO