Pirenópolis

Goiás

16/06/2016 18h15, atualizado em 16/06/2016 19h19 16/06/2016 18h15 Pirenópolis - GO

Prefeitura mantém compromissos importantes na semana do meio

Prefeitura de Pirenópolis (GO)
Foto: Artthur Abreu Equipe do Coletivo Jovem de Pirenópolis e da Secretaria do Meio Ambiente limpando a Beira Rio. Foto: Artthur Abreu Equipe do Coletivo Jovem de Pirenópolis e da Secretaria do Meio Ambiente limpando a Beira Rio

"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972" A Prefeitura de Pirenópolis, através da Secretaria do Meio Ambiente trabalha com várias frentes para conseguir proteger o meio ambiente em Pirenópolis. A cidade possui grande potencial turístico no estado de Goiás, e se encontra localizada na base da Serra dos Pirineus. Na região existe uma unidade de conservação de proteção integral com grande diversidade de fauna e flora, típicas do Cerrado, o Parque Estadual da Serra dos Pirineus (PESP). Pode-se dizer que o Ecoturismo é atrativo ao ser humano por oferecer um contato mais íntimo com o ambiente menos antropizado. Assim, nesse seguimento, a sustentabilidade é um ponto que se apresenta como essencial, pois sem ela, o Ecoturismo se torna explorador de todos os recursos do ambiente, o qual, quando degradado, torna-se exatamente o problema que o Ecoturismo busca combater. Atualmente os principais destinos ecoturísticos têm sido as Unidades de Conservação (UC), que no Brasil mantêm uma relação íntima com o Ecoturismo por serem áreas especialmente protegidas, destinadas primordialmente à conservação da natureza e ao uso sustentável dos recursos naturais. A atividade turística em UC, quando regulamentada e devidamente controlada, oferece um dos usos econômicos menos prejudiciais, funcionando como uma ferramenta que contribui para assegurar a proteção destas áreas. O Secretário do Meio Ambiente Arthur Abreu diz que existem várias preocupações como por exemplo, com relação à especulação imobiliária na região dos Pireneus, o parcelamento ilegal, o desenvolvimento de atividades não sustentáveis e a expansão desordenada, que ameaçam a sustentabilidade da Serra dos Pireneus. “Houve um trabalho de formiguinha para deixarmos muitas coisas em harmonia, por exemplo, conseguimos lacrar 99% da rede clandestina de esgoto, que era um dos nossos grandes problemas. Fazemos mensalmente monitoramento e reflorestamento das nascentes. Seguimos atuando atentos às demandas de licenciamento e várias outras questões que dependem da nossa participação.” Ações Esta semana a Secretaria de Meio Ambiente e a Diretoria de Serviços Urbanos -DSU passaram toda a semana (de 5 à 10 de junho) limpando e revitalizando a Beira Rio. Foi construída uma nova ponte no encontro da passarela do Beira Rio com o córrego Pratinha e todos os passeios foram pintados. Segundo informações do Secretário Arthur Abreu , somente nos três primeiros dias desta semana foram retirados 11 caçambas de caminhões cheios de lixo que estavam nas margens da Beira Rio. Além desta ação, a equipe técnica da SMMA visita algumas escolas de Pirenópolis para informar aos alunos as ações realizadas pela SMMA. O biólogo da SMMA, Pedro Morais fala para os alunos sobre a progressão no sistema da coleta seletiva, na importância em separar o lixo, no avanço do projeto do aterro sanitário e na regulamentação dos trabalhos dos Catadores Catapiri. Foi lembrado também do compromisso da SMMA em bloquear 99% da rede de esgoto, e reflorestar as nascentes. Ao fim da palestra os alunos são levados até o aterro sanitário para conhecerem o trabalho dos catadores e de como o lixo é depositado no local. Os integrantes do movimento social Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Pirenópolis, José Mauro Goulão Mendonça e Tadeu Ribeiro da Costa, também participam da iniciativa da SMMA. A ocasião contou também com a colaboração dos alunos do primeiro período do curso de gastronomia da UEG. Os futuros chefes ensinaram aos alunos nas escolas sobre a importância de reaproveitar alimentos que são jogados no lixo. Eles fizeram para degustação dos adolescentes e das crianças um bolo com casca de banana, torta salgada feita com talo de brócolis, de salsa e de couve, um delicioso doce da casca da melancia e um suco de melancia com maracujá. Por aqui a responsabilidade social se cumpre com muito respeito ao coletivo.

Redes Sociais da Prefeitura de Pirenópolis

Utilize as setas para passar as fotos Utilize os dedos para passar as fotos

Município de Pirenópolis

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Pirenópolis, Goiás, possuia 23.006 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 10.43 e a área total do município era de 2205.008 km². Quem nasce em Pirenópolis é chamado de pirenopolino.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Pirenópolis e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Pirenópolis está localizado no estado de Goiás. Bandeira de Goiás Bandeira de Goiás

AVALIAÇÃO