Ibirubá

Rio Grande do Sul

 
24/01/2018 15h07, atualizado em 24/01/2018 16h12 24/01/2018 15h07 Ibirubá - RS

Ibirubá terá mais duas Unidades de Etratégia Saúde da Família

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ibirubá (RS)
Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá Posto de Saúde do Centro. Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá Posto de Saúde do Centro

A Unidade de Atendimento Médico do Centro (PAM), mais conhecido como Postão, será transformada em duas Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). Após aprovado o processo, Ibirubá poderá ser contemplado com mais recursos do governo federal para a área da Saúde.

 

Dentro da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o Ministério da Saúde (MS) habilitou o Município de Ibirubá a implantar duas novas Unidades Básicas de Estratégia Saúde da Família. A documentação está em trâmite junto ao MS, quando, no último dia 20, foi cadastrada (e informada) a equipe mínima de profissionais que estará atendendo em cada ESF. “Com o grande fluxo de atendimentos realizados pelo Posto e com a estrutura física que temos, nos enquadramos para uma nova habilitação. O Ministério nos ofertou a condição de transformação em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento de ESF”, enfatizou a secretária de Saúde Carlota Artmann.

A proposta foi debatida e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, já que o procedimento é organizacional e administrativo, não onerando a Administração Municipal, pois profissionais e estrutura já existem.

Hoje, o município de Ibirubá conta com quatro Unidades de ESF, nos bairros Hermany, Jardim e Floresta, e na localidade de Alfredo Brenner. Com as duas novas equipes de Estratégia Saúde da Família todo o território do município estará coberto 100% na Atenção Básica em Saúde. Isto porque também realiza ações de prevenção com as 37 Agentes Comunitárias de Saúde, que visitam os moradores do município nos bairros e nas localidades do interior.

Segundo a secretária Carlota, agora estamos no aguardo da aprovação pelo Ministério. “Ao recebermos a liberação, passaremos para a outra etapa que será a distribuição física e o fluxo de atendimento das pessoas. A ideia é uma equipe atender os usuários dos bairros Progresso e Odila, e parte do Centro; e a outra, os do bairro Planalto e o restante do Centro”, revelou ela.

O prefeito Abel Grave contou sobre sua satisfação com a notícia, pois o atendimento à população será otimizado pelo aporte maior de recursos. “Com a habilitação de mais ESFs, o município poderá participar de mais Programas de Saúde do governo federal, trazendo mais cobertura na área da Saúde para a nossa população”, esclareceu o prefeito.

 

Confira mais informações sobre Estratégia Saúde da Família, trazidas na edição do dia 20/01/2018 do Jornal Visão Regional

A PNAB vê a Atenção Básica (ou Primária) como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo:

·       médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade;

·       enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família;

·       auxiliar ou técnico de Enfermagem; e

·       Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar ou técnico em Saúde Bucal.

É prevista, ainda, a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde como uma possibilidade para a reorganização inicial da atenção básica com vistas à implantação gradual da ESF ou como uma forma de agregar os agentes comunitários a outras maneiras de organização da atenção básica.

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.

 

Objetivo da Estratégia Saúde da Família

A Estratégia Saúde da família (ESF) foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como base os princípios de acesso, tais como a equidade, integralidade e universalidade e, também, princípios organizativos como a descentralização, participação da comunidade e regionalização. A ESF é fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional, centrada na família e na comunidade e é composta por equipes saúde da família que envolve enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, odontólogos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

 Compartilhar no Whatsapp


Redes Sociais da Prefeitura de Ibirubá




Município de Ibirubá

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Ibirubá, Rio Grande do Sul, possuia 19.310 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 31.79 e a área total do município era de 607.456 km². Quem nasce em Ibirubá é chamado de ibirubense.
 

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Ibirubá e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Ibirubá está localizado no estado do Rio Grande do Sul. Bandeira do Rio Grande do Sul Bandeira do Rio Grande do Sul

AVALIAÇÃO

O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Ibirubá
EDUCAÇÃO
MÉDIA 6,9
SAÚDE
MÉDIA 6,6
ESPORTE, CULTURA E LAZER
MÉDIA 5,0
OBRAS E INFRA-ESTRUTURA
MÉDIA 6,0
CLASSIFICAÇÃO GERAL
MÉDIA 6,9

Dê sua opinião

 


© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade