Ibirubá

Rio Grande do Sul

 
29/09/2017 10h21, atualizado em 29/09/2017 11h24 29/09/2017 10h21 Ibirubá - RS

Ciclo de Palestras com o Dr. Saraiva foi um sucesso total

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ibirubá (RS)
Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá Dr. Saraiva em Entrevista à Imprensa local. Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá Dr. Saraiva em Entrevista à Imprensa local

O evento organizado pelo Conselho Tutelar trouxe à Ibirubá conselheiros tutelares de 17 municípios. Mais de 190 pessoas passaram pelo auditório da Câmara de Vereadores na quarta-feira, 27/09.

 

O tema Infância e Juventude está muito presente nas rodas de discussões das escolas e no dia-a-dia da rotina dos conselheiros Tutelares. Diante dos desafios impostos pelos conflitos vividos nos dias de hoje, o Conselho Tutelar de Ibirubá, vinculado à Secretaria de Assistência Social, promoveu um Ciclo de Palestras sobre o referido tema com o renomado conferencista, advogado e ex-juiz de direito e ex-promotor de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul João Batista da Costa Saraiva.

No início da programação, a formação protocolar trouxe as mensagens das autoridades municipais para o momento, sendo elas: prefeito Abel Grave, presidente da Câmara de Vereadores Dileta das Chagas, secretária de Assistência Social Fabiana Grave, presidente do Comdica Luiz Antônio Roman e coordenadora do Conselho Tutelar Otília de Ramos de Chaves.

Durante a programação, o Conselho também levou momentos artísticos e culturais. As apresentações da Escola de Música Jovens Talentos, da ONG Instituto Filhos do Coração, da cantora Thaís Wandscheer e do cantor cubano Miguel Piñeda Londres deixaram um clima de alegria, entusiasmo e encantamento pelo talento dos seus artistas.

Pelo seu conhecimento, experiência e ponderações, o Dr. Saraiva prendeu a atenção do público, que lotou o plenário da Câmara. Para ele, é preciso capacitar as Escolas para que sejam capazes, pelo menos no âmbito da atividade escolar, de desenvolver mecanismos de práticas restaurativas para a solução dos conflitos disciplinares, cada vez mais frequentes.

Na percepção do Conselho Tutelar, o objetivo do evento foi atingido. “Os temas abordados vieram ao encontro das necessidades de todos os que estavam presentes. Agradecemos a todos que estiveram conosco”, falou a coordenadora Otília.

O evento também contou com o apoio da Câmara de Vereadores e Sociedade Beneficente Ibirubá. Ainda o palestrante e os artistas foram agraciados com mimos de agradecimento, ofertados por Banrisul, Bradesco, Casa do Chimarrão, Coopeagri, Coprel, Cotribá, Lauxen Pneus, Regional Supermercados, Sicredi e Vence Tudo.

 

Resumo das Considerações Finais do Dr. Saraiva

“Temos que inaugurar uma nova etapa da relação de Conselhos e Escolas. Devemos estabelecer uma interlocução mais intensa com os organismos de controle social, Secretarias e Coordenadorias de Educação, visando firmar um protocolo de intervenções para escapar dessa rotina que se estabeleceu de, por qualquer coisa, chamar o Conselho Tutelar. Estamos vivendo uma época em que ninguém mais quer se responsabilizar com nada. Os pais transferem a responsabilidade para a Escola. E a Escola transfere para o Conselho Tutelar. Que, por sua vez, impossibilitado de resolver a situação, aciona outras instâncias.

Do meu ponto de vista pessoal, precisamos fazer o caminho contrário. Na relação Escola X Conselho Tutelar, devemos fazer todo esforço para reimpoderar e capacitar a Escola para que seja capaz de resolver seus próprios conflitos disciplinares por suas próprias atribuições, através de círculos restaurativos, sem a tutela do Poder Judiciário.

Não tem como conseguir resultados novos fazendo sempre a mesma coisa. Precisamos inovar para termos resultados diferentes e mais eficientes.”

 Compartilhar no Whatsapp


Redes Sociais da Prefeitura de Ibirubá


Álbum de fotos
Utilize as setas para passar as fotos Utilize os dedos para passar as fotos

Município de Ibirubá

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Ibirubá, Rio Grande do Sul, possuia 19.310 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 31.79 e a área total do município era de 607.456 km². Quem nasce em Ibirubá é chamado de ibirubense.
 

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Ibirubá e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Ibirubá está localizado no estado do Rio Grande do Sul. Bandeira do Rio Grande do Sul Bandeira do Rio Grande do Sul

AVALIAÇÃO

O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Ibirubá
EDUCAÇÃO
MÉDIA 6,9
SAÚDE
MÉDIA 6,6
ESPORTE, CULTURA E LAZER
MÉDIA 5,0
OBRAS E INFRA-ESTRUTURA
MÉDIA 6,0
CLASSIFICAÇÃO GERAL
MÉDIA 6,9

Dê sua opinião

 


© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade