Ibirubá

Rio Grande do Sul

 
16/03/2017 11h15, atualizado em 16/03/2017 12h17 16/03/2017 11h15 Ibirubá - RS

Plano Diretor: comunidade deve participar mais

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ibirubá (RS)
Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá Logo 62 anos Ibirubá. Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá Logo 62 anos Ibirubá

Está em andamento o processo de revisão do Plano Diretor do município de Ibirubá. Os ajustes são necessários para corrigir situações que não estão previstas nas leis e/ou que podem ser mais assertivas.

 

Para entender melhor, o Plano Diretor (PD) é um conjunto de leis de planejamento do município. “O Plano prevê as políticas para Educação, Saúde, Construção Civil, diretrizes de Trânsito, entre outras. Ou seja, é uma lei muito ampla que serve de instrumento para o planejamento da cidade para o futuro”, explica o presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor arquiteto Marcelo Müller.

O conjunto de Leis do Plano Diretor de Ibirubá entrou em vigor em 1º/06/2015 e está disponível no site da Prefeitura Municipal no link Plano Diretor. O PD determina que a primeira revisão seja realizada em até 24 meses da sua promulgação, ou seja, ainda neste ano. As demais revisões, a cada cinco anos.

O prefeito Abel Grave instituiu o processo de revisão do Plano Diretor através do Decreto Municipal nº 4.173/2017, de 07/02, ficando de responsabilidade do Conselho Municipal do Plano Diretor a condução do mesmo.

Em entrevista à reportagem do Cidade Viva, informativo da Prefeitura de Ibirubá, Marcelo exemplificou algumas situações determinadas pelo Plano Diretor. “O Plano define prioridades, a forma como a gente quer a cidade cresça, para onde a cidade deve se expandir, como as construções devem acontecer, etc...”, elencou o arquiteto.

Por isto, o processo é democrático e exige a participação da comunidade para sugerir, apontar e discutir todas as situações que venham a melhorar as diretrizes que estão em vigor hoje. “De acordo com o cronograma de trabalho instituído, estamos na fase de coleta, ou seja, de contribuição da sociedade para alteração do conjunto de leis do Plano”, explicou Marcelo.

A Prefeitura Municipal disponibilizou três canais de comunicação para que a população contribua com sugestões de alterações nas Leis do Plano, são eles: protocolo junto à Secretaria da Fazenda, e-mail para o endereço do Conselho conpladibiruba@gmail.com e formulário eletrônico, acessado através do link Plano Diretor no site da Prefeitura Municipal de Ibirubá.

Segundo o cronograma de trabalho, o período de manifestações se encerrará no final do mês de abril, quando será realizada uma Conferência Municipal. A partir daí, iniciarão as discussões das propostas a serem analisadas por Comissões, formadas por pessoas representativas da comunidade, que estejam presentes na Conferência.

 

Participação dos vereadores

Além da importância de uma efetiva participação da comunidade, Marcelo também destacou o engajamento do Poder Legislativo no processo de construção da revisão. Por isto, foi realizada uma reunião entre Conselho e Casa Legislativa no dia 03/03, quando o processo de revisão foi apresentado aos vereadores. “Propomos que eles se engajem desde agora, pois são representantes das comunidades que os elegeram”, completou Marcelo.

A proposta do Conselho em realizar o processo de revisão em conjunto e de forma simultânea entre sociedade, Conselho e Poder Legislativo é evitar que o Projeto de Lei, ao ser enviado para aprovação da Câmara de Vereadores, sofra muitas emendas e um novo processo de audiências públicas seja realizado.

 

Saiba mais sobre o Conplad

O Conselho do Plano Diretor de Ibirubá foi criado através da Lei 2.599/2015 de 09/06/2015. É formado por 21 membros representativos da comunidade, entre poder público, entidades de classes, associações de bairros (sociedade civil organizada). O órgão tem caráter deliberativo e consultivo, atuando para dar prosseguimento e cumprimento ao conjunto de Leis do Plano Diretor, além de deliberar os casos de omissão do plano.

Saiba mais sobre as atribuições do Conselho consultando a Lei de Criação, através do link http://www.ibiruba.rs.gov.br/planodiretor/conselho /2015/-1-lei-de-cria-o-conplad.pdf.

 

 Compartilhar no Whatsapp


Redes Sociais da Prefeitura de Ibirubá




Município de Ibirubá

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Ibirubá, Rio Grande do Sul, possuia 19.310 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 31.79 e a área total do município era de 607.456 km². Quem nasce em Ibirubá é chamado de ibirubense.
 

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Ibirubá e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Ibirubá está localizado no estado do Rio Grande do Sul. Bandeira do Rio Grande do Sul Bandeira do Rio Grande do Sul

AVALIAÇÃO

O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Ibirubá
EDUCAÇÃO
MÉDIA 6,9
SAÚDE
MÉDIA 6,6
ESPORTE, CULTURA E LAZER
MÉDIA 5,0
OBRAS E INFRA-ESTRUTURA
MÉDIA 6,0
CLASSIFICAÇÃO GERAL
MÉDIA 6,9

Dê sua opinião

 


© Copyright 2015-2025 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade