02/06/2016 16h04, atualizado em 02/06/2016 17h0502/06/2016 16h04Cantagalo - RJ
Palestra instrui na identificação de abusos sexuais contra menores
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cantagalo (RJ)
Foto: Gilmar Marques Profissionais acompanharam palestra ministrada pela equipe da Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo
Cantagalo (RJ) – Ainda como parte das ações pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social de Cantagalo promoveu, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro da cidade, na última quarta-feira, 1º de junho, uma palestra voltada ao esclarecimento e preparação de profissionais como professores, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e conselheiros tutelares, com o objetivo de capacitar esses profissionais na identificação de sinais de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes.
– A gente precisa estar atento o tempo todo, pois são práticas mais comuns do que possamos imaginar e, na maioria das vezes, isso acontece envolvendo pessoas bem próximas ao convívio dos menores, inclusive familiares – lembrou a secretária municipal de Assistência Social, Madalena Bard. “Quando um caso desses acontece, marca a pessoa para o resto da vida, causa sérios transtornos psicológicos”, acrescentou a secretária.
A palestra foi ministrada por profissionais da Casa da Criança e do Adolescente (CCA) de Nova Friburgo, uma entidade fundada em 1996, sem fins lucrativos e cuja sede fica em Volta Redonda, no Sul fluminense. A entidade desenvolve ações voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes em todo o estado do Rio de Janeiro.
CRIME – Aprovada em maio de 2014, a Lei nº 12.978/2014 torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. Condenado por essa prática, o indivíduo não tem nenhum direito à liberdade provisória, anistia ou indulto. Também é crime inafiançável favorecer a prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável.
DENÚNCIAS – Em Cantagalo, as denúncias podem ser enviadas ao Conselho Tutelar, que funciona na rodoviária municipal (Praça Miguel de Carvalho, s/nº). O Conselho Tutelar também pode ser acionado pelo telefone (22) 2555-4508. Em nível nacional, as denúncias também podem ser feitas através de ligações gratuitas para o Disque 100.
Redação: Gilmar Marques
De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Cantagalo, Rio de Janeiro, possuia 19.830 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 26.47 e a área total do município era de 749.278 km². Quem nasce em Cantagalo é chamado de cantagalense.
Você mora em Cantagalo e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?