Campo Mourão

Paraná

06/12/2016 12h05, atualizado em 06/12/2016 13h08 06/12/2016 12h05 Campo Mourão - PR

Calor atrai mais animais silvestres para a cidade

Prefeitura de Campo Mourão (PR)
Foto: Melquisedec Ramos Gambá resgatado em área urbana de Campo Mourão. Foto: Melquisedec Ramos Gambá resgatado em área urbana de Campo Mourão

Com a chegada do calor aumenta a incidência de animais silvestres no perímetro urbano, alguns até invadindo espaço nas residências. Gambá, ouriço e maritaca são as espécies campeãs em “aparições” no ambiente urbano do município de Campo Mourão.

“É raro o dia em que não atendemos pelo menos um caso de gambá ou ouriço em residência”, ressalta Melquisedec Ramos, servidor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Segundo ele, geralmente as pessoas ligam para o Corpo de Bombeiros fazer a retirada, quando o correto é acionar a Polícia Ambiental ou a Secretaria municipal.

O servidor lembra que gambás e ouriços são animais sem potencial agressivo e a recomendação é preservar a integridade deles. “No caso do ouriço a principal vítima é o cachorro, que geralmente ataca e a defesa dele são os espinhos. Muitas vezes o cachorro que ataca necessita de procedimento clínico urgente em razão dos espinhos”, alerta Melquisedec, ao lembrar que nenhum animal deve ser maltratado.

Segundo ele, diversos fatores contribuem para a aparição dos animais, como a procura por alimentos e abrigo. “Os gambás nesta época se reproduzem mais facilmente. Como não tem predadores na cidade e por ser uma espécie que come praticamente de tudo, a área urbana se torna atrativa”, observa.

A expansão da cidade é outro fator favorável. “Os loteamentos estão se afastando cada vez mais do centro e, quanto mais próximo o homem chega das áreas em que vivem os animais, é claro que maior é a possibilidade de contato com eles”, analisa.

A Lei de Crimes Ambientais (9605/98), proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar de qualquer outra forma esses animais sem licença ou autorização da autoridade competente no município. A recomendação é comunicar a Polícia Ambiental ou a Ouvidoria Municipal pelo telefone 153.

Redes Sociais da Prefeitura de Campo Mourão

Município de Campo Mourão

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Campo Mourão, Paraná, possuia 87.194 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 115.05 e a área total do município era de 757.876 km². Quem nasce em Campo Mourão é chamado de campo-mourense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Campo Mourão e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Campo Mourão está localizado no estado do Paraná. Bandeira do Paraná Bandeira do Paraná

AVALIAÇÃO