Recife

Pernambuco

16/11/2015 17h31, atualizado em 16/11/2015 18h33 16/11/2015 17h31 Recife - PE

Recife vai ganhar melhoria na acessibilidade e sinalização em rotas turísticas

Prefeitura de Recife (PE)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Os dois projetos, que estão sob a responsabilidade do Governo do Estado, foram autorizados na tarde desta quinta (12) pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Paulo Câmara. . Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Os dois projetos, que estão sob a responsabilidade do Governo do Estado, foram autorizados na tarde desta quinta (12) pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Paulo Câmara.

O Recife começa a receber, nos próximos dias, serviços de melhorias na acessibilidade e sinalização em rotas turísticas do Centro da cidade. Na tarde desta quinta-feira (12), o prefeito Geraldo Julio assinou, juntamente com o governador do Estado, Paulo Câmara, uma autorização para o início de obras que vão proporcionar uma grande transformação no entorno de equipamentos turísticos e em trechos estratégicos da área central, para que as pessoas se desloquem com mais segurança e informação de localização, beneficiando quem mora e quem visita o Recife. O investimento total é de R$ 3,2 milhões. Com prazo de conclusão previsto para quatro meses, a iniciativa será executada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e vai, entre outras ações, promover a requalificação de calçadas, travessias e sinalizar com placas trilíngues (português, espanhol e inglês) diversos pontos da cidade. A iniciativa complementa o projeto da Prefeitura do Recife, que já promoveu a sinalização de monumentos e de pedestres em todo o município e também a sinalização viária do centro da cidade. "Esse investimento em sinalização e acessibilidade está no território da cidade, por onde os recifenses também aproveitam muito. Os turistas vêm conhecer a cidade, o Museu Luiz Gonzaga, o Marco Zero, o Centro de Artesanato, a Igreja Madre de Deus, aqui o Palácio do Governo, tudo que existe aqui nesses bairros do centro, mas o morador também faz isso, vindo pro Cais, vindo no fim de semana, utilizando também a Ciclofaixa. Então esta é uma iniciativa que contempla não só o turista, mas transforma para melhor a cidade para quem vive aqui", afirmou o prefeito Geraldo Julio. As obras de promoção à acessibilidade consistem na requalificação das calçadas; construção de rampas para cadeirantes terem acesso da rua à calçada e vice-versa; sinalizações verticais e horizontais; travessias elevadas para cadeirantes atravessarem; e pisos táteis e direcionais para deficientes visuais. Ao todo, os serviços vão beneficiar três rotas a atrativos turísticos. A primeira consiste na Rua do Bom Jesus, Marco Zero e Torre Malakoff; a segunda corresponde à Praça da República e Casa da Cultura/Estação Central; e a terceira rota atende ao Mercado de São José e Pátio de São Pedro. Estas obras de acessibilidade das Rotas aos Atrativos Turísticos, receberão um investimento de R$ 1,3 milhão de reais. O governador Paulo Câmara mencionou a importância dos projetos para o Recife, que pretende tornar a cidade mais atrativa para o visitante e também para o morador: "Hoje estamos construindo a oportunidade de melhorar a acessibilidade aqui do centro e áreas próximas que têm atrações turísticas, que precisam ter esse cuidado, ao mesmo tempo em que a cidade precisa de uma sinalização mais adequada, para localizar as pessoas de onde estão. O principal símbolo do turismo é como ele recebe o turista, e estamos trabalhando para transformar o nosso Estado em um lugar cada vez mais atraente, interessante, dinâmico, e estamos cuidando de estruturar melhor o Recife para recepcionar quem mora e quem visita, trazendo cada vez mais pessoas para perto", declarou. As obras também incluem a implantação de placas de sinalização turística trilíngue (português, inglês e espanhol) no território do Recife, que receberão o investimento da ordem de R$ 1,9 milhão de reais. Esta sinalização conta com uma tecnologia de ponta, indicando importantes atrativos turísticos em áreas periféricas como o Museu Ricardo Brennand, a Oficina Francisco Brennand, a praia de Boa Viagem, o aeroporto e o TIP.

Redes Sociais da Prefeitura de Recife

Município de Recife

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Recife, Pernambuco, possuia 1.537.704 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 7.04 e a área total do município era de 218.498 km². Quem nasce em Recife é chamado de recifense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Recife e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Recife está localizado no estado de Pernambuco. Bandeira de Pernambuco Bandeira de Pernambuco

AVALIAÇÃO