Macapá

Amapá

 
12/11/2015 21h29, atualizado em 12/11/2015 22h30 12/11/2015 21h29 Macapá - AP

Novembro Azul: prefeitura inicia campanha com ação de saúde no canal das Pedrinhas

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Macapá (AP)
Foto: Divulgação . Foto: Divulgação

Com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata, a Prefeitura de Macapá iniciou na tarde desta terça-feira, 10, no canal das Pedrinhas, as programações alusivas ao Novembro Azul. A ação se concentrou nas áreas de madeireiras onde a maioria dos trabalhadores são homens e dificilmente deixariam um dia de trabalho para ir até uma Unidade Básica de Saúde. Durante a ação, foram disponibilizados teste rápido de HIV/Sífilis, verificação de pressão arterial e o PSA, que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. A campanha é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção, que, além de combater a doença, motiva os homens a fazer exames preventivos regularmente. “Hoje decidimos vir até o local de trabalho deles com os nossos serviços de forma itinerantes, pois sabemos da resistência de alguns em procurar uma UBS. Abordamos os homens para orientá-los e encaminhá-los para atendimentos voltados para o câncer de próstata”, explicou a coordenadora municipal de Saúde do Homem, Riza Lima. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem o urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. O autônomo Raimundo José, 62 anos, segue à risca a recomendação e há três anos realiza anualmente o exame de PSA. “Não tem nada mais importante do que a nossa saúde, e não precisar sair do meu trabalho para fazer o exame é maravilhoso, porque, às vezes, temos a vontade, mas não temos tempo”. A Prefeitura de Macapá fará diversas ações no decorrer de novembro. A próxima será realizada nesta quarta-feira, 11, na sede da Associação de Moradores do Bairro Perpétuo Socorro, com serviços de atendimento médico e do Núcleo de Saúde da Família (Nasf), teste rápido de HIV/Sífilis e Hepatite C, vacinação e educação em saúde. Jamile Moreira/Asscom Semsa

 Compartilhar no Whatsapp


Redes Sociais da Prefeitura de Macapá




Município de Macapá

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Macapá, Amapá, possuia 398.204 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 62.14 e a área total do município era de 6408.517 km². Quem nasce em Macapá é chamado de macapaense.
 

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Macapá e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Macapá está localizado no estado do Amapá. Bandeira do Amapá Bandeira do Amapá

AVALIAÇÃO

O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Macapá
EDUCAÇÃO
MÉDIA 4,6
SAÚDE
MÉDIA 4,5
ESPORTE, CULTURA E LAZER
MÉDIA 4,0
OBRAS E INFRA-ESTRUTURA
MÉDIA 3,6
CLASSIFICAÇÃO GERAL
MÉDIA 4,6

Dê sua opinião

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade