Alto Alegre Dos Parecis

Rondônia

História de Alto Alegre Dos Parecis - RO

Segundo a versão de moradores, a área pertencia ao Sr. Paulo Oliveira Melo que a perdeu por não cumprir os termos do contrato de ocupação assinado com o INCRA. A área foi entregue então a vários posseiros, que já tinham invadido a área.

A cidade se desenvolveu nesses lotes, que foram sendo desmembrados em lotes urbanos e vendidos mediante contratos de compra e venda, e até hoje, os moradores não possuem titulo de propriedade, apenas recibos de compra e venda.

Segundo o INCRA, estes moradores invadiram a área pertencente ao Sr. Paulo. Em 1986 o Sr. Morimoto ali se instalou, tendo comprado do INCRA uma área contígua à cidade.

Quando o Sr. Isidoro Stédile era administrador de Alta Floresta do Oeste demarcou o futuro município de Alto Alegre dos Parecis o qual permaneceu como distrito de Alta Floresta até 1994, quando um grupo de moradores fez um movimento pela emancipação

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto Alegre dos Parecis, pela Lei Estadual n.º 570, de 22-06-1994, desmembrado de Alta Floresta DOeste e Cerejeiras. Sede no atual distrito de Alto Alegre dos Parecis (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 20-06-1995.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.