A cidade se desenvolveu nesses lotes, que foram sendo desmembrados em lotes urbanos e vendidos mediante contratos de compra e venda, e até hoje, os moradores não possuem titulo de propriedade, apenas recibos de compra e venda.
Segundo o INCRA, estes moradores invadiram a área pertencente ao Sr. Paulo. Em 1986 o Sr. Morimoto ali se instalou, tendo comprado do INCRA uma área contígua à cidade.
Quando o Sr. Isidoro Stédile era administrador de Alta Floresta do Oeste demarcou o futuro município de Alto Alegre dos Parecis o qual permaneceu como distrito de Alta Floresta até 1994, quando um grupo de moradores fez um movimento pela emancipação
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto Alegre dos Parecis, pela Lei Estadual n.º 570, de 22-06-1994, desmembrado de Alta Floresta DOeste e Cerejeiras. Sede no atual distrito de Alto Alegre dos Parecis (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 20-06-1995.Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE