Rurópolis

Pará

História de Rurópolis - PA

Rurópolis Pará - PA

Rurópolis Presidente Médice, foi fundada em 1974 pelo Governo Federal Emílio Garrastazu Médice. Está localizado a 1.170 km de Belém PA, bem no entroncamento da Rodovia Transamazônica com a Rodovia Cuiabá Santarém, facilitando as vias de acesso a todas as regiões brasileiras.

Com a colonização da Transamazônica e Cuiabá - Santarém, vieram imigrantes de todas as regiões brasileiras em busca de terra fértil para trabalhar na agricultura, sendo dirigido pelo Programa de Integração Nacional PIN, baseado em pequenos investimentos para o micro produtor que fracassou, tendo como conseqüência a baixa produtividade da produção agrícola. Com isso a Amazônia passa a ser vista como fonte de matéria prima e de produtos industrializados, destinados a atender as demandas dos centros dinâmicos de economia nacional para o mercado internacional.

Gentílico: ruropolense

Elevado à categoria de município com a denominação de Rurópolis, pela lei estadual nº 5446, de 10-05-1988, desmembrado de Aveiro. Sede no atual distrito atual de Rurópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.