Em 1860, a região habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu,
Por volta de 1895, nascia de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual 5 de outubro) com menos de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipas, cobertas com telhas de tabica, palha, de tijolos e telhas de barro.
Embora fizesse parte do município de Prado, existia uma sociedade particular que o administrava e cobrava aforamento aos seus habitantes. Fazia parte dessa sociedade Virgulino Pereira, Cândido Nascimento, José Guilherme da Rosa, Nestor Camão e outros.
A vila de Escondido se impulsionou com o comércio de jacarandá e pelo alto preço do cacau, que proporcionou o surgimento de fazendas, não só de cacau, como também de pecuária.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Escondido pela Lei Municipal de 1896, subordinado ao município de Prado.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Escondido, figura no município de Prado.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itamaraju pela Lei Estadual n.º 1.509, de 05-10-1961, sendo desmembrado de Prado. Sede no atual distrito de Itamaraju. Constituído de 2 distritos: Itamaraju e Jucururu, ambos desmembrados de Prado. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 2 distritos: Itamaraju e Jucururu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
A Lei Estadual n.º 4.847, de 24-02-1989, desmembra do município de Itamaraju o distrito de Jucururu, elevado à categoria de município com a denominação de Jucuruçu.
Em divisão territorial datada de 1991 o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.
Fonte: IBGE

 
	  	  
   
  
  
  
 
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins