Palmitinho

História de Palmitinho - RS

Palmitinho
Rio Grande do Sul - RS

Inicialmente habitadas por populações indígenas, as terras que hoje formam o município de Palmitinho começaram a ser colonizadas por famílias italianas, alemãs e portuguesas em 1925.

Primeiramente o local foi definido como Palmitos, depois sua nomenclatura alterada para Palmitinho. Não existe uma definição clara do motivo que levou ao uso do nome inicial de Palmitos, porém segundo os pioneiros desta região, foram plantadas seis destas palmeiras em frente ao primeiro oratório da sede do município, daí o nome do lugar num diminutivo afetivo: Palmitinho.

Distrito criado com a denominação de Palmitinho, pelo Artigo 16, de 09-04-1948, das disposições transitórias da Lei Orgânica, subordinado ao município de Palmeiras das Missões.

Em divisão territorial datada de 10-VII-1950, o distrito de Palmitinho, figura no município de Palmeiras das Missões.

Pela Lei Estadual n.º 2.523, de 15-12-1954, transfere o distrito de Palmitinho do município de Palmeira das Missões para constituir o novo município de Frederico Westphalen.

Em divisão territorial datada de 10-VII-1955, o distrito de Palmitinho, figura no município de Frederico Westphalen.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação Palmitinho, pela Lei Estadual n.º 5.087, de 08-11-1965, desmembrado do município de Frederico Westphalen. Sede no antigo distrito de Palmitinho. Constituído de 2 distritos: Palmitinho e Pinheirinho. Instalado em 22-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos:
Assim permanecendo em divisão territorial datada 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.586, de 20-03-1992, desmembra do município de Palmitinho o distrito de Pinheirinho. Elevado à categoria de município com a denominação de Pinheirinho do Vale.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.