Boa Vista Do Ramos

Amazonas

História de Boa Vista Do Ramos - AM

A história do município se prende diretamente à de Maués. Em 1798 é fundada a Aldeia de Lusea. No decorrer da primeira metade do século XIX, a região é palco de sangrentos conflitos entre brancos e índios, sendo também afetada pela sedição dos cabanos.

Quando, em 1850, é criada a Província do Amazonas, Lusea é um dos 14 municípios existentes. Destacando-se por seu progresso em 1892, tem seu nome mudado para Maués e em 1895, passa a ser sede de comarca.

Podemos dizer que Boa Vista do Ramos, originou-se com as primeiras casas de palha, ainda no século passado, onde se destacava como líder principal, o Sr. Antero Roberto Pimentel, conhecido também como Antero Gaivota, comerciante, proprietário da casa comercial Boa Vista. Daí o nome que deu origem a Comunidade de Vila de Boa Vista.

Já no início deste século ela adquiria conotação de povoado com a chegada das famílias de Bento Barroso Pinheiro dos Santos, Hermínio Rolim da Cruz, José Dinelly Pimentel e Graciliano Farias dos Santos.

Distrito criado com a denominação de Boa Vista do Ramos, pela Lei Estadual n.º 1, de 12-04-1961, subordinado ao município de Maués.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Boa Vista do Ramos figura no município de Maués.

Pela Lei Estadual n.º 41, de 24-07-1964, é extinto o distrito de Boa Vista do Ramos, sendo seu território anexado ao município de Maués.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Boa Vista do Ramos, pela Emenda Constitucional n.º 12, de 10-02-1981 (Art. 2º - Disposições Gerais Transitórias). Delimitado pelo Decreto Estadual n.º 6158, desmembrado dos municípios de Barrinha, Maués e Uricurituba. Sede no atual distrito de Boa Vista do Ramos. Constituído de 3 distritos: Boa Vista do Ramos, Lago Preto e Massauari. Todos criados pelas Leis acima citadas. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.