São João Dos Patos

Maranhão

História de São João Dos Patos - MA

São João dos Patos Maranhão - MA

Lavradores e criadores, procedentes de Passagem Franca, foram os primitivos povoadores da área, que na época, era parte integrante de Pastos Bons, com a denominação de Lagoa dos Patos. Com
o desmembramento do Município de Passagem Franca, em 1838, o de Pastos Bons veio a ele se integrar com o nome de São João dos Patos, em virtude de existirem, no local onde está instalada a Sede Municipal, as lagoas de São João dos Patos.

Em 1892, São João dos Patos adquiriu categoria de Vila, suprimida, em 1931 e restaurada no mesmo ano.

Gentílico: patoense

Distrito criado com a denominação de São João dos Patos, pela lei provincial nº 1266, de 2305-1882, subordinado ao município de Passagem Franca.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São João dos Patos, pelo decreto estadual nº 130, de 19-03-1892, desmembrada de Passagem Franca. Sede na vila de São João dos Patos. Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: São João dos Patos, Jatobã e Sucupira.

Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Barão de Grajaú.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de São João dos Patos, pelo decreto estadual nº 121, de 12-06-1931, desmembrado de Barão do Grajaú.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Outras características -
Em junho, é comemorado o festejo de São João Batista(padroeiro da cidade).

A aproximadamente 35 km da sede do município, está localizado o povoado Pequi, que atrai grande quantidade de pessoas nos fins de semana no período do verão (entre julho e outubro), que vão se refrescar na margem do lago formado pela Barragem de Boa Esperança.