Santa Luzia Do Paruá

História de Santa Luzia Do Paruá - MA

Santa Luzia do Paruá
Maranhão — MA

Criado pela Lei nº 4.827, de 30 de novembro de 1987, o município de Santa Luzia do Paruá, integralmente desmembrado de Turiaçu, teve sua origem na construção da BR-222. A rodovia permitiu a integração da vasta e rica zona do Alto Turi ao processo de desenvolvimento do Estado.

O crescimento populacional e econômico de Santa Luzia do Paruá e, conseqüentemente, a sua emancipação, decorreram muito do trabalho desenvolvido pela companhia de Colonização do Nordeste — Colone. O primeiro dirigente do município, na condição de interventor nomeado pelo governo estadual, foi o Coronel Riod Ayoub Jorge

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Luzia do Paruá, pela Lei Estadual nº 4827, de 30-11-1987.

Desmembrado de Turiaçu.

Sede no distrito de Santa Luzia do Paruá (ex-localidade).

Constituído do distrito sede. Instalado em 10-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.