Presidente Vargas

Maranhão

História de Presidente Vargas - MA

Em 1829, Mario Francisco Frazão Mendes adquiriu a fazenda Santa Luzia que estava abandonada, e ali fixou residência. Passou a cultivar cana-de-açúcar e mandioca, dedicando-se, principalmente, à criação de gado bovino.

Com progresso da propriedade, várias famílias foram atraídas, dentre elas a de Pedro José Frazão, conhecido com Pedro Dareu, que se instalou com comércio de tecidos e compra de gêneros alimentícios. Homem de visão e muito popular progrediu rapidamente e se tornou um legítimo representante do lugar, que passou a ser conhecido como Santa Luzia do Dareu.

Em 1962, o vereador Wladimir Barbosa Uchôa, representante do povoado na Câmara Municipal de Vargem Grande, liderou o movimento de emancipação política do povoado, tendo alcançado êxito com a homologação da lei nº 2.376, de 9 de junho de 1964.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Presidente Vargas, pela Lei Estadual n.º 2.376, de 09-06-1964, desmembrado de Vargem Grande. Sede no atual distrito de Presidente Vargas (ex-povoado de Santa Luzia de Dareu). Constituído do distrito sede. Instalado em 13-02-1965.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.