Lago Verde

Maranhão

História de Lago Verde - MA

Lago Verde Maranhão - MA

Com acentuado crescimento da região do Mearim, nas décadas de 40 a 60, registrou-se a entrada de grande quantidade de nordestino, tendo parte deles se fixado na área que hoje forma a cidade, passando a trabalhar na agricultura e extrativismo vegetal.

Inicialmente, o povoado teve a denominação de Centro do Emídio e, mais tarde, de Centro dos Gomes, nome esse que perdurou até a criação do município.

A povoação cresceu muito lentamente sem que se possa detectar as causas; supõe-se, entretanto, que a sua localização, fora do eixo de qualquer rodovia principal, tenha contribuído para isso. Mesmo assim, os habitantes do lugar desenvolveu um grande esforço no sentido de conseguir, junto à autoridades, a emancipação do povoado.

O nome de Lago Verde foi dado ao município em razão da existência de um lago na região, com essa denominação.
Gentílico: lago-verdense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lago Verde, pela lei estadual nº 2157, de 29-12-1961, desmembrado de Bacabal e Vitória do Mearim. Sede no atual distrito do Lago Verde ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.