Formosa Da Serra Negra

Maranhão

História de Formosa Da Serra Negra - MA

Formosa da Serra Negra Maranhão - MA

O município de FORMOSA DA SERRA NEGRA é município recém emancipado; tendo sido desmembrado; de GRAJAU-MA; que tem sua localização na mesoregião 3 centro maranhense, microrregião 011 Alto Mearim e GRAJAU-MA; com uma área de 2.966 km e com clima e vegetação característica do sertão maranhense e com um regime pluviometrico dividido em período chuvoso e seco e uma estrutura fundiária caracterizada especialmente com pequenos propriedades e sem infraestrutura econômica, física e social satisfatória.

O município é cortado pela rodovia estadual a MA-006 asfaltada em toda sua extensão no sentido Fortaleza dos Nogueiras em 36 km seguindo a mesma até um centro mais avançado que é Balsas e no sentido Grajau em 40 km.

A base da economia do município é principalmente a agropecuária, sendo ainda rudimentar, com baixos níveis de produtividade e caracterizada principalmente pela agricultura familiar com predominância da agricultura de subsistência com as culturas principalmente de arroz, feijão, milho e mandioca.

Gentílico: formosense

Elevado à categoria do município com a denominação de Formosa da Serra Negra, pela lei estadual nº 6150, de 10-11-1994, desmembrado de Grajaú. Sede no atual distrito de Formosa da Serra Negra ex-povoado de Formosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.