Bacabal

Maranhão

História de Bacabal - MA

Onde está a Praça Nossa Senhora da Conceição, em Bacabal, o coronel Lourenço da Silva estabeleceu, em 1876, uma fazenda para cultivo do arroz, algodão e mandioca, aproveitando o trabalho escravo. Sobrevindo a Abolição, a fazenda foi vendida ao Coronel Raimundo Alves dAbreu, que passou a comercializar com libertos e índios, cujas malocas se erguiam na atual localização do bairro Juçaral.

Com o desenvolvimento do comércio e o crescente afluxo de novos moradores, a fazenda prosperou e o povoado cresceu rapidamente.

A imigração de nordestinos, que muito contribuiu para a expansão agrícola local, fez com que Bacabal, ainda no século passado, alcançasse a posição de primeiro centro produtor do Estado.

O nome do município teve origem na grande quantidade de palmeiras de bacaba ali existentes nos primórdios de sua colonização.

Elevado à categoria de vila e distrito com a denominação de Bacabal, pela Lei Estadual n.º 932, de 17-04-1920, desmembrado de São Luís Gonzaga. Sede no atual distrito de Bacabal. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1920.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, a vila é constituída do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Bacabal, pelo Decreto-lei Estadual n.º 159, de 06-08-1938.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.