Tupã

São Paulo

História de Tupã - SP

Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia.

O nome escolhido TUPÃ, o Deus do Trovão ou Espírito Bom - evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios. O crescimento e o desenvolvimento da cidade teve a participação direta dos imigrantes que também ajudaram a ocupar o interior do Estado de São Paulo. São as colônias de Letos, Japoneses, Portugueses, Italianos, Espanhóis, Sírios, etc., que com seus usos e costumes, sua força de vontade e principalmente o seu trabalho deram uma contribuição muito grande para Tupã.

Distrito criado com a denominação de Tupã, pelo Decreto n.º 6.720, de 02-10-1934, subordinado ao município de Glicério.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 Tupã é distrito judiciário do município de Glicério.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tupã por Decreto-lei Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, sendo desmembrado dos municípios de Glicério: Araçatuba, Birigui e Marília. Constituído de 5 distritos: Tupã, Parnaso, Iacri, Rinópolis e Bastos. Instalado em 01-01-1939.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município de Tupã é constituído de 5 distritos: Tupã, Bastos, Iacri, Parnaso e Rinópolis - e pertence ao termo da comarca de Pompéia.

O Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, desmembra do município de Tupã os distritos de Bastos e Rinópolis, elevando-os à categoria de município.Pelo mesmo Decreto-Lei Tupã adquiriu do município Pompéia o distrito de Varpa.

Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, é criado o distrito de Arco-Íris e anexado ao município de Tupã.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído de 5 distritos: Tupã, Arco - Iris, Iacri, Parnaso e Varpa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 município é constituído de 5 distritos: Tupã, Arco-Íris, Parnaso, Iacri e Varpa.

A Lei Estadual n.º 5.285 de 18-02-1959, desmembra do município de Tupã o distrito de Iacri, elevado à categoria de município. A Lei também cria o distrito de Universo, com território desmembrado do distrito de Iacri e o anexa ao município de Tupã.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o município de Tupã é constituído de 5 distritos: Tupã, Arco-Íris, Parnaso, Universo e Varpa.

A Lei Estadual n.º 8.550, de 30-12-1993, desmembra do município de Tupã o distrito de Arco-Íris, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001 o município é constituído de 4 distritos: Tupã, Parnaso, Universo e Varpa. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.