Sud Mennucci

São Paulo

História de Sud Mennucci - SP

A história de Sud Mennucci começou em 1943, quando Cícero Castilho Cunha instalou seu escritório de vendas de terras no sítio Campestre e iniciou o loteamento das terras da Fazenda Araçatuba de propriedade de Otávio de Oliveira Pinto. Os primeiros compradores e as primeiras famílias vieram na caravana de Cícero Castilho Cunha. A caravana era formada por cerca de 10 pessoas que vieram da cidade de Promissão e de outros lugares da região. Essas primeiras famílias que chegaram à região transformaram a terra bruta em plantações de café, algodão, arroz, milho e feijão. Elas construíram as primeiras casas na citada Fazenda e outras famílias da região foram chegando para morar e trabalhar nas terras, dando início à formação do povoado batizado com por eles com o nome Pioneiros. Porém o nome oficial do vilarejo foi Bacuri, pois o nome escolhido não fora registrado. O nome Pioneiros não pode ser usado, pois na época já havia um distrito registrado com o mesmo nome, pertencente ao município de Guaíra (SP). Na época não era permitido haver no mesmo estado duas cidades com o mesmo nome.

Em um pequeno espaço de tempo, o povoado Bacuri começa a ganhar vida tornando necessária a instalação de casas comerciais para atender as necessidades básicas da população, pois a cidade mais próxima era Pereira Barreto. O transporte da época era feito por meio de uma jardineira. O caminho era difícil, não havia máquinas para conservá-lo, mediante isso o percurso de Pioneiros a Pereira Barreto não era feito em menos de duas horas de viagem. Os primeiros estabelecimentos comerciais foram: um armazém de secos e molhados, uma pensão, uma farmácia e uma padaria.

O topônimo é em homenagem ao piracicabano Sud Mennucci (1892-1948), jornalista, professor, escritor, administrador e diretor de ensino, entre 1931 e 1945, no governo estadual.

Distrito criado com a denominação de Sud Mennucci pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, subordinado ao município Pereira Barreto.

Em Divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Sud Mennucci figura no município de Pereira Barreto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, desmembrado do município de Pereira Barreto. Sede no antigo distrito de Sud Mennucci. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanece em divisão territorial datada de 1988.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Sud Mennucci e Bandeirantes DOeste.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.