Roseira

História de Roseira - SP

HISTÓRICO

A cidade nasceu e cresceu junto à Estrada Real ,entre Pindamonhangaba e Capela Nossa Senhora, hoje Aparecida.

Formou-se o bairro de Roseira Velha, nome originado das roseiras, tipo trepadeiras(rosa-brava e rosinha mariquinha), plantadas ao longo das cercas dos quintais.

No período entre 1770 e 1840, a região foi ocupada por grandes engenhos de cana-de-açúcar e mais tarde, com a introdução da cultura do café, tornou-se importante produtora. Com o declínio dessa atividade, os proprietários rurais dedicaram-se à pecuária leiteira e à cultura do arroz.

Com a implantação, em 1878, da Estrada de Ferro Central do Brasil, reuniram-se diversos fazendeiros da região com engenheiros da ferrovia, a fim de localizar uma estação de embarque,prevalecendo a oferta de terreno de propriedade de Pedro Leme, conhecido por Major Victoriano de
Barros, por intermédio de seu amigo Dino Bueno.

No local da estação mandou abrir ruas e construir igrejas, constituindo o Bairro da Roseira.O povoado cresceu em torno da Capela do Rosário, hoje Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Com a inauguração, em 1877, da Estação da Estrada de Ferro, defronte ao povoado, surge um novo núcleo urbano, o de Roseira Nova. Torna-se vila em 1910, e cidade em 1959.

Em 1933, substituindo o plantio de café com o leite, foi fundada a Cooperativa de Laticínios de Roseira, a mais antiga do interior paulista.

GENTÍLICO: ROSEIRENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Roseira, por Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de
novembro de 1944, no Município de Aparecida o Distrito de Roseira com terras desmembradas dos
Distritos das sedes dos Municípios de Aparecida e do de Pindamonhangaba.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Roseira figura
no município de Aparecida, assim como nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233,de 24 de
dezembro de 1948 e 2456, de 30 de dezembro de 1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos
1949-1953 e 1954 e 1958.

Elevado à categoria de município com a denominação de Roseira, por Lei Estadual no 5285, de 18
de fevereiro de 1959, desmembrado de Aparecida, com Sede no Distrito de Roseira. Constituído do
Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de abril de 1965.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.