São Paulo

História de Registro - SP

Município oriundo de um pequeno povoado situado às margens do Rio Ribeira de Iguape. Registro recebeu este nome por sua responsabilidade em registrar todo ouro explorado na região. Havia um agente de Portugal encarregado de cobrar o dízimo destinado à Coroa Portuguesa, antes que o ouro fosse levado à Iguape para ser fundido e vendido.

Além dos habitantes locais, muitos deles dedicados a plantações de feijão, arroz e outros, houve a chegada dos imigrantes japoneses que, a princípio, não se fixariam definitivamente no Brasil, mas fariam riqueza e assim retornariam ao país de origem.

As construções rústicas, o Rio Ribeira como única via de transporte, a economia decadente em virtude do ouro, já em extinção, denotavam a necessidade de um projeto mais ousado para o seu desenvolvimento. Foi então que, com a instalação da ultramarina de Implementos S.A, autorizada a funcionar no Brasil pelo Decreto n.º 13.325, de 11 de dezembro de 1918. Esta recebeu do governo brasileiro a doação de terras devolutas para que fossem distribuídas a esses imigrantes japoneses recém-chegados. Mesmo com dificuldades, eles conseguiram iniciar várias culturas para teste, como arroz, café, cana, fumo, feijão, junco, abacaxi, laranja e também trabalharam na criação do bicho-da-seda. Entretanto, notaram que a diferença se faria com a banana e o chá preto, por melhor adaptação às condições da região.

Em 30 de novembro de 1944, Registro emancipou-se de Iguape, tornando-se município.

Distrito criado com a denominação de Registro pelo Decreto n.º 6.665, de 17-12-1934, subordinado ao município de Iguape.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o distrito de Registro figura no município de Iguape. Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943.

Elevado à categoria de município com a denominação de Registro pelo Decreto-Lei n.º 14.334, de 30-11-1944, sendo desmembrado dos municípios de Iguape, Xiririca e Miracatu. Sede no antigo distrito de Registro. Constituído de 2 distritos: Registro e Sete Barras, o segundo desmembrado do município de Xiririca. Instalado em 01-01-1945.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: Registro e Sete Barras. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

A Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, desmembra do município de Registro o distrito de Sete Barras, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.