Paranapanema

História de Paranapanema - SP

Paranapanema São Paulo - SP

Fernando de Melo, possuidor de uma gleba de terras denominadas Bom Sucesso, doou, em 1856, 33 hectares às margens do rio Paranapanema, para construção de uma igreja em louvor à Nossa Senhora do Bom Sucesso.

A demarcação das ruas que convergiam à igreja, foi elaborada em 1858, por iniciativa de Fernando de Melo, Capitão Pinto, Pedro Soares de Barros, Martiniano de Oliveira, entre outros, primeiros povoadores.

Uma lei provincial de 1859, criou a Freguesia de Bom Sucesso, jurisdicionada pela vila de Faxina (atual Itapeva).

Decorridos alguns anos, uma nova povoação foi fundada em seus domínios, com o nome de Santo Antônio da Ponta da Serra (atual Apiaí), promovendo grande desenvolvimento da região. Isso elevou Bom Sucesso à categoria de Vila com prerrogativas de município, instalado em 1885.

No início do século XX, era fraca a densidade demográfica de Bom Sucesso; a população dispersa em seu território levou o Governo Estadual a extinguir, em 1934, o município de Bom Sucesso, incorporando o Distrito a Apiaí, então município.

O município somente foi restaurado em 1944, com o nome de Paranapanema, adotando esse nome por situar-se, sua sede, às margens do rio de igual nome.

O Topônimo Paranapanema é formado pelas palavras indígenas paraná= rio grande, e panema= inútil, significando rio grande e inútil. Foi assim designado pelos primeiros povoadores da Capitania de São Paulo, porque esse rio levava a regiões de poucos interesses. Tal característica é inversa do rio Tietê (rio verdadeiro, na língua indígena), que atingia regiões exploradas na época.

Gentílico: paranapanemense

Freguesia criada com a denominação de Bom Sucesso, por lei no 20, de 20-04-1859, subordinado município de Itapeva ex-Faxina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso, por lei estadual no 233, de 10-03-1885, desmembrado de Itapeva. Sede na vila de Bom Sucesso. Constituído do distrito sede. Instalação em 02-05-1886.

Elevado à categoria de cidade, pela lei estadual no 1038, de 19-12-1906. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Bom Sucesso é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial administrativa referente ao ano de 1933. Pelo decreto no 6530, 03-07-1934, o município de Bom Sucesso é conduzido a condição de distrito a anexado ao município de Itaí. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Bom Sucesso é distrito, apenas Judiciário do município de Itaí. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Bom Sucesso permanece no município de Itaí.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Paranapanema, por decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944, desmembrado de Itaí. Sede no antigo distrito de Bom Sucesso atual Paranapanema. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1945.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica distrital
Bom Sucesso para Paranapanema alterado, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944.