Palmares Paulista

História de Palmares Paulista - SP

PALMARES PAULISTA - SÃO PAULO
HISTÓRICO
Antônio Theodoro de Carvalho, residente e proprietário da Fazenda Boa Vista do Generoso, fez, no final do século XIX, a doação de quarenta alqueires de terras, tendo construído, nesse patrimônio uma rústica capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição do Cordão Escuro.

Não havendo nas redondezas nenhuma povoação, o fundador, juntamente com outros moradores locais, promoveram a concentração de casas ao redor da capela, dando origem à Vila de Cordão Escuro.

Ainda no final do século passado, começou a ser construído a estrada do Taboado, ligando Jaboticabal a São José do Rio Preto, até as barrancas do rio Paraná. Muitas vilas foram surgindo ao longo da mesma, e cordão Escuro, que ocupava essa posição, passou a constituir um ponto de escoadouro para a produção de café, então cultivado.

Com o desenvolvimento verificado, a Vila, que passou a denominar-se Palmares, foi elevada a Distrito do município de Catanduva, no ano de 1907.

O prolongamento da Estrada de Ferro Araraquara, de roteiro diferente da estrada do Taboado levou as povoações a mudarem-se para as margens da ferrovia.

Contudo, Palmares que passara a ser conhecida como Jaguateí em 1944, o Distrito transferido para o município de Ariranha.

Sua emancipação Político-Administrativa, com o nome de Palmares Paulista, ocorreu no ano de 1964.

GENTÍLICO: PALMARENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Palmares, por Lei Estadual nº 1107, de 5 de dezembro de 1907, no Município de Monte Alto.

Em divisões administrativas referentes aos anos de 1911 e 1933, o Distrito de Palmares figura no município de Monte Alto.

Decreto no 7029, de 25 de março de 1935, transfere o Distrito para o Município de Catanduva.

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, Palmares é Distrito judiciário do Município de Catanduva.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Palmares permanece no Município de Catanduva - assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº. 9775, de 30 de novembro do ano de 1938, para 1939-1943.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Palmares passou a denominar-se Jaguateí e foi transferido do Município de Catanduva para o de Ariranha.

Antigo Distrito de Jaguateí que pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959 passou denominar­se Palmares Paulista.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, continua figurando no Município de Ariranha, já com a nova denominação.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palmares Paulista, por Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Ariranha. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou­se no dia 28 de março de 1965.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.