Mirante Do Paranapanema

História de Mirante Do Paranapanema - SP

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SÃO PAULO

HISTÓRICO

Em 1928, os imigrantes japoneses que se dedicavam à lavoura, fixaram-se na região de Bauru e, com a decadência da cultura cafeeira, em 1930, mudaram-se em grandes levas, para a Alta Sorocabana.

Labiano da Costa Machado, proprietário local, iniciou, nessa época, a colonização de suas terras, fundando a 36 KM de Santo Anastácio, um povoado que denominou Costa Machado.

Os irmãos Irako e Takeo Okubo, em 1930, deixaram a região, indo trabalhar como colonos do Dr. Labiano e, em 1935, Takeo assumiu o cargo de administrador da fazenda e seu irmão, o de corretor geral.

Alguns anos depois o hortelã tornou-se uma cultura economicamente forte levando os irmãos Okubo a adquirirem do Dr. Labiano, uma área a 20 KM do povoado de Costa Machado. Porém, com a queda da cultura do hortelã. Em princípio de 1940, seus cultivadores, os irmãos Okubo, venderam suas terras em pequenos lotes onde, aos poucos, formou-se o povoado de Palmital.

Algodão e outros cereais começaram a ser plantados e as terras propícias a diversas culturas, atraíram outros cultivadores promovendo o desenvolvimento do povoado de Palmital onde foi criado o Distrito e Município de Mirante do Paranapanema, em 1953.

O nome Mirante do Paranapanema foi adotado por estar o povoado Sede localizado num ponto elevado do baixo curso do rio Paranapanema.

GENTÍLICO: MIRANTENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Mirante do Paranapanema, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, no Município de Santo Anastácio.

Elevado a categoria de município com a denominação de Mirante do Paranapanema, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Santo Anastácio e Presidente Venceslau. Constituído de 3 Distritos: Mirante do Paranapanema, Costa Machado e Cuiabá Paulista. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 Distritos: Mirante do Paranapanema, Costa Machado e Cuiabá Paulista.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.