Mariápolis

História de Mariápolis - SP

MARIAPOLIS SÃO PAULO
HISTÓRICO
Em 1911, o coronel Delfino Cerqueira vendeu suas terras à Cia. De Viação São Paulo- Mato Grosso que pretendia colonizá-las. No entanto, a efetivação do programa somente foi possível anos mais tarde, a partir do avanço da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, rumo ao rio Paraná. Igual direção seguia a Estrada de Ferro Sorocabana, contudo, do outro lado do rio do Peixe. Na larga faixa entre estas ferrovias começaram a ser implantadas culturas diversas.

Dr. Juan A.Bata, presidente da Cia Industrial, Mercantil e Colonizadora- CIMA, concessionária da Cia. De Viação São Paulo-Mato Grosso, construiu em 1940, uma ponte sobre o rio, ligando as duas de expansão agrícola e possibilitando o rápido acesso às ferrovias. Essa medida propiciou uma maior concentração de povoadores na região, onde exploravam a madeira. Três anos depois, a CIMA determinou a localização para implantação de uma cidade, estabelecendo estradas e plano de urbanização. A este núcleo deu o nome de Mariápolis, em homenagem à mulher de seu presidente, Maria J.Bata.

O loteamento realizado atraiu muitas famílias que passaram a cultivar arroz, milho e algodão e, mais tarde, café, introduzido por José Mourão. Dois anos depois, Mariápolis já contava com uma grande produção agrícola que atraiu diversos estabelecimentos comerciais e agroindustriais.

Nessa época, o vigário Bernardes levantou o primeiro cruzeiro e capela em louvor a Sagrada Família, em cujo redor foram construidas as primeiras casas tendo sido a primeira aquisição de lote urbano feita por Antônio Jacomeli.

GENTÍLICO: MARIAPOLENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Mariápolis, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Adamantina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mariápolis, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Adamantina. Constituído do Distrito Sede. sua instalação verificou­se no dia 03 de janeiro de 1953.

No quadro fixado para vigorar 1954-1958, o município é constituído do Distrito Sede.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Mourão e incorpora ao Município de Mariápolis.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Mariápolis e Mourão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.