Ilha Solteira

História de Ilha Solteira - SP

Ilha Solteira São Paulo - SP

O município de Ilha Solteira foi criado em 30 de dezembro de 1991. Suas mais antigas referências datam de 30 de novembro de 1944, quando tornou-se distrito do município de Pereira Barreto com o nome de Bela Floresta. Mais tarde, em 8 de maio de 1989, por meio de uma lei municipal, sua sede foi transferida para o então povoado de Ilha Solteira. A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que movimentou um grande contingente de mão-de-obra. Essa região, carente de apoio por parte de centros maiores, precisou desenvolver uma infra-estrutura mínima para a construção de alojamentos e vilas operárias para os trabalhadores. Até então, o povoado possuía uma rede urbana precária, ou quase inexistente, porque a ocupação da região foi marcada pela pecuária extensiva, pelos latifúndios, pela baixa densidade populacional e pela grande distância dos centros mais significativos.

Gentílico: Ilhense

Distrito criado com a denominação de Bela Floresta, por decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944, subordinado ao município Pereira Barreto. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Bela Floresta figura no município de Pereira Barreto. Em divisão territorial datada de1-VII-1955, o distrito de Bela Floresta permanece no município de Pereira Barreto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960. Pela lei municipal no 1633, de 08-05-1989, transfere a sede do distrito de Bela Floresta para o povoado de Ilha Solteira mantendo esta denominação.
Elevado a categoria de município com a denominação de Ilha Solteira, por lei estadual no 7644, de 30-12-1991, desmembrado de Pereira Barreto. Sede no povoado de Ilha solteira. Constituído distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica distrital
Bela Floresta para Ilha Solteira alterado, por força da lei estadual 1633, de 08-05­1989.