Ibitinga

História de Ibitinga - SP

Em 1842 aconteceu em Minas Gerais a Revolução Liberal, rebelião que foi controlada pelas forças Imperiais e que forçou muitas famílias a procurarem novas terras. Esta é uma das teorias para explicar a migração para o interior paulista, embora alguns historiadores acreditam que a decadência da mineração do ouro tenha sido o motivo.

Foi no final deste ano que as famílias mineiras de Landim e de Pedro Alves de Oliveira (Velho Amaro), chegaram à região de Campos de Araraquara, de onde os Amaro partiram para o norte e fundaram a cidade de Boa Vista das Pedras, mais tarde conhecida como Itápolis.

Os Landim rumaram para o sul e se estabeleceram na cachoeira de Wamicanga, povoado que foi quase dizimado pela febre palustre e por ataques indígenas. Partiram, então, em direção ao nordeste até chegarem na confluência dos córregos Saltinho e São Joaquim, terra que foi dividida entre o clã, para que fosse mais bem cultivada.

A Miguel Landim coube a região entre o Córrego São Joaquim e o Córrego Água Quente, onde foi formado o povoado da Capela da Água Quente, no ano provável de 1860.

Em 1870, Miguel Landim e sua esposa Ana Custódio de Jesus doaram à Mitra Diocesana o patrimônio onde se formou a Vila de Ibitinga.

Em 1885, Ibitinga foi elevada à categoria de distrito de paz e em 1890, Ibitinga teve a sua emancipação político-administrativa.

Em 1987, o município tornou-se Área de Proteção Ambiental.

Em 1992, de acordo com a Lei nº 8.199, o município foi elevado à estância turística.

Distrito criado, com a denominação de Ibitinga, pela Lei Provincial n.º 105, de 21-04-1885, subordinado ao município de Araraquara.

Elevado à categoria de vila, com a denominação de Ibitinga, pelo Decreto n.º 66, de 04-07- 1890, sendo desmembrado de Araraquara. Sede na antiga povoação de Ibitinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-08-1890.

Pela Lei Estadual n.º 1.267 é criado o distrito de Tabatinga e anexado ao município de Ibitinga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído de 2 distritos: Ibitinga e Tabatinga.

Pela Lei Estadual n.º 1.409, de 30-12-1913, é criado o distrito de Nova Europa e anexado ao município de Ibitinga.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 3 distritos: Ibitinga, Nova Europa e Tabatinga.

A Lei Estadual n.º 2.085, de 18-12-1925, desmembra do município de Ibitinga os distritos de Tabatinga e Nova Europa, para constituírem o novo município de Tabatinga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto n.º 6.510, de 22-06-1934, é criado o distrito de Cambará e anexado ao município de Ibitinga.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município é constituído de 2 distritos: Ibitinga e Cambará.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Cambará tomou a denominação de Cambaratiba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Ibitinga e Cambaratiba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.