Echaporã

História de Echaporã - SP

Foi em 1922, que procedendo de Catequese, Santiago Fernandes veio para os altos da serra do Mirante, dando início a um povoado que viria com o tempo a ser Echaporã. Com a ajuda de outros pioneiros, derrubou matas, instalou um cemitério e erigiu uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

Em 8 de setembro de 1924, foi celebrada a primeira missa nesta localidade pelo Padre João di Longue, então vigário de Campos Novos, batizando-a com o nome de Bela Vista.

Em 1928 foi criado o Distrito de Paz de Catequese, ao qual Bela Vista ficou pertencendo.

Situada no centro do vasto território do município de Campos Novos Paulista, Bela Vista apresentou grande progresso e, procurando atender às necessidades da população e para a centralização da administração municipal, a sede do município de Campos Novos e o distrito de Catequese foram transferidos para Bela Vista.

Em 1944 foi realizada uma revisão territorial que fez do município Echaporense, então Bela Vista, apenas um terço do que era tendo sido retirados quatro distritos que passaram a integrar municípios vizinhos. Nessa mesma ocasião, o nome desta localidade foi alterado para Echaporã.

Distrito criado com a denominação de Catequese, pela Lei Estadual n.º 2.303, de 05-12-1928, subordinado ao município de Campos Novos do Paranapanema.

Pela Lei n.º 1.828, de 21-12-1929, simplificou o nome do distrito de Campos Novos do Paranapanema para Campos Novos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Catequese figura no município Campos Novos (ex-Campos Novos do Paranapanema).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto n.º 9.775, de 30-11-1938, o distrito de Catequese tomou a denominação de Bela Vista. Pelo mesmo decreto acima citado, o município de Campos Novos perde a categoria de município passando o município a denominar-se Bela Vista (mudança de sede).

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Bela Vista (ex-Campos Novos), é constituído do distrito sede 5 distritos: Bela Vista (ex-Catequese), Campos Novos, Casa Grande, Fortuna (ex-Vila Fortuna) e Lutércia.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o município de Bela Vista passou a chamar-se Echaporã. O mesmo decreto acima citado transfere os distritos de Campos Novos do município de Echaporã para o de Ibirarema (ex-Pau dAlho), Ocauçu (ex-Casa Grande) para o município de Marília. E, ainda desmembra do município de Echaporã os distritos de Lutércia e Amaralis (ex-Fortuna), para constituir o novo município de Lutércia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município de Echaporã (ex-Bela Vista), é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.