Cardoso

História de Cardoso - SP

CARDOSO SÃO PAULO
HISTÓRICO
Entre os rios Turvo e Grande, às margens do primeiro, vários colonizadores desbravaram a mata e abriram picadas, como Jerônimo Tavares de Souza, Manoel Abóbora, José de Campos Freire e José Santana de Oliveira. Em 20 de janeiro de 1937, Joaquim Cardoso da Silva a iniciar uma povoação foi buscar em Rio Preto ( atual São José do Rio Preto) o engenheiro José de Freitas Dantas, que Planejou ruas, praças e divisão em lotes, iniciando-se a construção de casas de tijolos e a instalação do comércio.

Em agosto de 1942, foi decretada a elevação do povoado a Distrito de Paz, sob ajurisdição de Vila Monteiro, atual Município de Álvares Florence.

A fase de maior progresso durante a formação de Cardoso deu-se entre 1943 e 1947, quando além do maior número de construções de moradias ergueu-se o Grupo Escolar, a Igreja Matriz e o Posto Policial.

GENTÍLICO: CARDOSENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Cardoso, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, no Município de Votuporanga. Com terras desmembradas dos Distritos de Américo de Campos, do Município de Tanabi e Igapira, do Município de Votuporanga.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-48, o Distrito de Cardoso figura no Município de Votuporanga.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Cardoso, por Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Votuporanga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 10 de abril de 1949.

No quadro fixado para vigorar no período de 1949-1953, o Município é formado do Distrito Sede. Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 31-XII-53, para o período 1954-58. Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Mira Estrela e incorpora ao Município de Cardoso. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o Município é formado dos Distritos de Cardoso e Mira Estrela. Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Cardoso
o Distrito de Mira Estrela. Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, cria o Distrito de São João do Marinheiro e incorpora do Município de Cardoso. Em Divisão Territorial datada de 31-XII-1968, o Município é constituído de 2 Distritos:
Cardoso e São João do Marinheiro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.