Ariranha

São Paulo

História de Ariranha - SP

A povoação de São João do Ariranha, fundada por Januário DAntônio, em 1892, constituiu o seu patrimônio por doação de terras do próprio fundador e de Vicente Alves, Bárbara de Siqueira, Máxima Beralda de Jesus, João Lopes de Abreu e Luiz Ricardo da Fonseca.

A antiga povoação localizava-se nas proximidades do córrego Ariranha, afluente do Ribeirão da Onça e daí decorre o topônimo Ariranha, que no tupi, ïrára-ana, significa parecido com irara, um carnívoro da mesma espécie das lontras.

No início, era apenas um pouso de tropeiros, no local chamado Três Marias, ao lado do qual foi construída uma capela e uma cruz de madeira. Aos poucos, foram surgindo novas construções, desenvolvendo-se o povoado.

A região era conhecida como São Bento de Araraquara, mas por vontade do fundador, passou a ser chamada de Vila de São João de Ariranha para assim invocar a proteção do santo para livrar as plantações de café das fortes geadas de junho. Nome que se resumiu apenas a Ariranha devido a grande quantidade de animais deste mesmo nome que habitavam os rios da região.

Distrito criado com a denominação de Ariranha pela Lei Estadual n.º 1.104, de 30-11-1907, subordinado ao município de Monte Alto.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Ariranha figura no município de Monte Alto.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ariranha pela Lei Estadual n.º 1.623, de 20-12-1918, desmembrado do município de Monte Alto. Sede no antigo distrito de Ariranha. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-04-1919.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Ariranha é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, Ariranha adquiriu do município de Catanduva o distrito de Palmares que passou a denominar-se Jaguateí, pelo este mesmo Decreto-lei citada acima.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Jaguateí (ex-Palmares) figura no município de Ariranha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, o distrito de Jaguateí tomou a denominação de Palmares Paulista.

Em divisão territorial de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Ariranha e Palmares Paulista (ex-Jaguateí).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, é desmembrado do município de Ariranha o distrito de Palmares Paulista. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.