Aramina

História de Aramina - SP

Aramina teve início como povoado, por volta de 1905. Em 1910 tomou impulso com a instalação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em terrenos doados pelo Capitão Antônio Scandiuzzi, recebendo o nome de Aramina em virtude da existência de grande quantidade de uma planta que assim se cognominava, em toda a região.

Em 1934, o povoado passou a distrito do Município de Igarapava, por iniciativa de Juvenal Campos, Fábio José de Araújo, Paulo Bortoletto, Eraclides Fernandes e outros.

Em 1963, por ocasião da campanha para a emancipação política-administrativa, quando se destacaram os araminenses Neder Cagliari, Thomaz Antônio Scandiuzzi e Paulo David, foi realizado um plebiscito visando à criação do novo município, o que se efetivou em 1964.

Distrito criado com a denominação de Aramina, pelo Decreto n.º 6.761, de 10-10-1934, subordinado ao município de Igarapava.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Aramina figura no município de Igarapava.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aramina, pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Igarapava. Sede no antigo distrito de Aramina. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-04-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.