Américo Brasiliense

São Paulo

História de Américo Brasiliense - SP

A história do município de Américo Brasiliense começou em 1854, quando as famílias Xavier Machado e Martiniano de Oliveira iniciaram naquela região a cultura de café. A primeira família, Xavier Machado, se estabeleceu na sesmaria de Rancho Queimado e a segunda, Martiniano de Oliveira, na sesmaria de Cruzes.

Com a construção das primeiras casas do povoado pela família de Manuel Antônio Borba e pela iniciativa do Coronel Antônio de Toledo Pizza, foi elevado a distrito do município de Araraquara em 1922, com o nome de Américo Brasiliense, homenageando o paulista Américo Brasiliense de Almeida e Melo, republicano e abolicionista, presidente do estado da Paraíba e do Rio de Janeiro e governador de São Paulo.

Foi a lavoura cafeeira que deu grande impulso à cidade que, desde aquela época, contava com luz elétrica, água encanada, atendimento médico, hotéis, restaurantes, e outros melhoramentos.

A partir de 1930 as sucessivas crises do café provocaram grande retração no seu desenvolvimento, transformando as fazendas em pastagens e causando a migração de famílias para outras cidades. O progresso somente se reiniciou com a instalação de usinas de açúcar e indústrias metalúrgicas, a partir de 1943.

Distrito criado com a denominação de Américo Brasiliense pela Lei Estadual n.º 1878, de 20-11-1922. O distrito de paz de Américo Brasiliense foi instalado por Ata de 21 de fevereiro de 1923 (Boletim do DEE de São Paulo, n.º 8 - agosto - 1943), subordinado ao município de Araraquara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Américo Brasiliense figura como distrito do município de Araraquara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Américo Brasiliense pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Araraquara. Sede no antigo distrito de Américo Brasiliense. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.