Poço Redondo

Sergipe

História de Poço Redondo - SE

Poço Redondo Sergipe - SE

A conquista do território está vinculada ao morgado de Porto da Folha, cuja penetração teve início no fim do século XVII e começo do século XVIII.

O povoado de Curralinho, situado às margens do rio São Francisco, contando com uma escola primária, surgiu em 1877.

A partir de 1902, Manoel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Porto de Cima, transferindo-a, logo depois, para um lugar, distante um quilômetro daquele em que se encontrava. A iniciativa atraiu os demais habitantes que também se mudaram para Poço Redondo, nome ligado ao fato de encontrar-se, o local, semicirculado pelo riacho Jacaré.

A instalação ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a Sede do Município.

Gentílico: poço-redondense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Poço Verde, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado do município de Pôrto da Fôlha. Sede no atual distrito de Poço Redondo. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-02-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.