Pedrinhas

Sergipe

História de Pedrinhas - SE

Pedrinhas Sergipe - SE

As primeiras penetrações no território datam do ano de 1620, pelos proprietários das sesmarias que vinham ter aos rios Taquari e Carnaíba.

Consta que os fundamentos da cidade foram lançados por Francisco Manoel de Gois, também conhecido por Chico Perpétua, proprietário do Engenho Pedrinhas, que, mais ou menos em 1876, construiu uma casa em lugar apropriado para reunião de uma feira livre. A feira progrediu atraindo moradores que ali foram construindo suas casas, assim formando o arraial com o nome de Pedrinhas, denominação originada de antigo engenho Pedrinhas, em terras do Município de Itabaianinha.

A Lei Estadual nº 641, de 9 de outubro de 1913, estabeleceu novos limites para Arauá, a este, portanto, passando a pertencer toda área da povoação Pedrinhas, então situada em Itabaianinha.

Pela Lei Estadual nº 525-A, de 25 de novembro de 1953, a povoação Pedrinhas foi elevada à categoria de cidade, com a mesma denominação, cujo município somente foi instalado a 6 de fevereiro de 1955, desmembrado do de Arauá.

Gentílico: pedrinhense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pedrinhas, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado de Arauá. Sede no atual distrito de Pedrinhas ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-02-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.