Cumbe

Sergipe

História de Cumbe - SE

Cumbe Sergipe - SE

Município desmembrado do território de Nossa Senhora das Dores, em tempos remotos, quando ainda povoado e pertencente a esse Município, situava-se em terras de domínio de Pero Novais Sampaio, cujas terras por sua vez faziam parte do território de Nossa Senhora da Purificação de Capela, antes da criação do Município de Nossa Senhora das Dores.

Sua elevação à Freguesia ocorreu a 28 de abril de 1858, por Resolução Provincial nº 491, sendo elevado à município pela Lei Estadual nº 525-A de 25 de novembro de 1953, sendo que sua instalação só veio concretizar-se a 31 de janeiro de 1955.

Gentílico: cumbense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cumbe, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado do município de Nossa Senhora das Dores. Sede no atual distrito de Cumbe ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-10-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007