Rio Do Oeste

Santa Catarina

História de Rio Do Oeste - SC

A região de Rio do Oeste foi colonizada por imigrantes italianos oriundos da cidade de Trento. Frei Lucinio de Ascurra, em 1912, sugeriu aos imigrantes Luiz Bertoli Sênior, Ângelo Moser, Batista Giotti, João Largura, Batista Campregher e Antônio Fronza que fundassem novas comunidades às margens do Rio Itajaí do Oestei, que aportaram em maio de 1912, na confluência do rio das Pombas com o rio do Oeste, razão do primitivo nome, Barra das Pombas.

No final da década de 1920, mudou-se o nome de Barra das Pombas para Villa Adolfo Konder, conforme documento de 27 de Agosto de 1927, que registra a visita do Governador Adolfo Konder a Barra das Pombas.

Pouco tempo durou a denominação de Villa Adolfo Konder, pois logo após a Revolução de 1930, este núcleo passou a chamar-se Rio do Oeste.

Por ocasião da nova divisão administrativa e judiciária do Estado, conseqüente a sanção da Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948, a localidade já com o nome de Rio do Oeste, foi elevada a Distrito.

Foi promulgado município com a denominação de Rio do Oeste, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrando-se de Rio do Sul. Foi instalado oficialmente a 23 de Julho de 1958.

Gentílico: Rioestense
Comarca: Rio do Oeste