Paim Filho

História de Paim Filho - RS

Paim Filho
Rio Grande do Sul - RS

Antes que os primeiros moradores chegassem à região, tudo aqui não passava de grande e espessa floresta, que confundia-se com campos e pinhais, recortada pelo Rio Inhandava e seus afluentes. Talvez alguns índios trafegassem pela mata em busca de água de Inhandava, mas além deles, só animais selvagens, peixes e pássaros povoavam esse pedação de chão.

Em 1895, fugindo do recrutamento para a revolução iniciada em 1893, o jovem Felisberto Manoel Theodoro resolveu deixar sua terra natal e partir para os "sertões" do grande município de Lagoa Vermelha. Seguindo pelo Rio Inhandava, Felisberto chegou a esta região, fixando residência ao pé do morro da Cordilheira.

Como foi a primeira pessoa a fixar residência neste município, Felisberto Manoel Theodoro é considerado o fundador.

Durante a revolução de 1923, para homenagear, devido à intervenção do General Fermino Paim Filho, que ao passar por este município apaziguou os rebeldes, o nome de sede Forquilha, foi alterado para vila Paim Filho.

Distrito criado com a denominação de Paim Filho, por Ato Municipal n.º 544, de 06-02-1918, Subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Paim Filho, figura no município de Lagoa Vermelha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 3.716, de 16-02-1959, o distrito de Paim Filho foi transferido de Lagoa Vermelha para o novo município de Machadinho.

Em divisão territorial datada e 1-VII-1960, o distrito de Paim Filho, figura no município Machadinho.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paim Filho, pela Lei Estadual 4.213, de 05-12-1961, desmembrado dos municípios de Machadinho e Sananduva. Sede no antigo distrito de Paim Filho. Constituído de 2 distritos: Paim Filho e São João da Urtiga o segundo desmembrado do município de Sananduva. Instalado em 01-03-1962.

Pela Lei Estadual n.º 8.448, de 08-12-1987, alterada pela Lei Estadual n.º 9.010, de 11-01-1990, desmembra do município Paim Filho o distrito de São João da Urtiga. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.