Maçambara

Rio Grande do Sul

História de Maçambara - RS

Por tradição, Maçambará surgiu graças as fazendas de criação de gado, entre elas: Recreio, São Donato, Santo Cristo, São Jorge, Santo Izidro, algumas destas remanescentes dos Sete Povos das Missões.

A origem do nome Maçambará é indígena e significa capim de pasto onde acampam os tropeiros, que é comum nesta região.

Distrito criado com a denominação de Recreio, pelo Ato Municipal n.º 13, de 17-01-1900, subordinado ao município de Itaqui.

Em divisão administrativa referente ao no de 1911, o distrito de Recreio, figura no município de Itaqui.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o distrito de Recreio teve sua denominação alterada para Massambará.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Massambará (ex-Recreio), figura no município de Itaqui.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maçambará, pela Lei Estadual n.º 10.646, de 28-12-1993, desmembrado de Itaqui. Sede no antigo distrito de Maçambará. Constituído de 4 distritos: Maçambará, Bororé, Encruzilhada e Passo do Goulart, os três primeiros desmembrados do município de Itaqui e Passo do Goulart desmembrado do distrito sede de Maçambará. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Maçambará, Bororé, Encruzilhada e Passo do Goulart.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.