Jaru

Rondônia

História de Jaru - RO

A cidade de Jaru, situada no vale do rio Jaru, surgiu em torno de um posto telegráfico instalado, em 1912, pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas e chefiada pelo então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon.

No entanto, o vale do rio Jaru já era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta os índios Jarus, que tinham essa região sob seu domínio. Ocupavam, então, uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até as margens do alto curso do rio Madeira.

Em 1915, a Comissão Rondon procedeu à exploração de estudos do rio Jaru, inclusive, conservaram este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus.

A ocupação atual do vale do Jaru ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização Padre Adolpho Rohl, pelo INCRA, para assentamentos de colonos oriundos, principalmente, das regiões Centro e Sul do país.

Distrito criado com a denominação de Jaru, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, subordinado ao município de Ariquemes.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Jaru, figura no município de Ariquemes.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaru, pela Lei 6.921, de 16-06-1981, desmembrado do município de Ariquemes. Sede no antigo distrito de Jaru. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Jaru, Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e Tarilândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.