São Fernando

Rio Grande do Norte

História de São Fernando - RN

São Fernando Rio Grande do Norte - RN

Nos idos de 1872, o padre Francisco Rafael Fernandes fundou uma povoação às margens do rio Seridó. O povoado recebeu o nome inicial de Pascoal numa referência a serra com o mesmo nome localizada nas redondezas. Era um pequeno povoado e a maioria das pessoas eram carentes. O padre Francisco Rafael além de fundador do povoado, tornou-se o grande incentivador do seu crescimento, atuou como capelão, mudou o nome da povoação para São Fernando, e mais tarde as terras passaram a pertencer à família Fernandes. Naquele período, a família Fernandes era dominante e acabara de ordenar um dos filhos padre, que no momento recebeu de sua mãe, Isabel Maria de Araújo, a doação de uma quadra de terra para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, santa de sua devoção e padroeira daquela localidade. Após a construção da capela o padre da família Fernandes assumiu suas funções sacerdotais.

Em 1886 chamava-se Distrito de Paz, assim permanecendo até 1953 quando foi elevado a categoria de vila do município de Caicó e, em 1954 passou a distrito administrativo, permanecendo sob esta condição até 31 de dezembro de 1958, quando através da Lei nº 2.333 desmembrou-se de Caicó passando a chamar-se São Fernando.

Gentílico: são-fernandense

Distrito criado com a denominação de São Fernando ex-povoado, pela lei estadual nº 902, de 19-11-1953, subordinado ao município de Caicó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de São Fernando, figura no município de Caicó.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Fernando, pela lei estadual nº 2333, de 31-12-1958, desmembrado do município de Caicó. Sede no atual distrito de São Fernado expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.