Poço Branco

Rio Grande do Norte

História de Poço Branco - RN

Poço Branco Rio Grande do Norte - RN

Foi no ano de 1959, que teve início a construção da Barragem Taipu, popularmente conhecida como açude Jacaré, e que a população do antigo povoado de Poço Branco começou a procurar nova área para construir suas moradias. Estes dois marcos tiveram grande importância para a história daquele povo.

A barragem situada nas proximidades de Poço Branco, devido sua localização em área desfavorável, tornava inviável a permanência da população no local por causa das prováveis inundações da área e pelo armazenamento da água, mas ao mesmo tempo trouxe para a região muitos trabalhadores e novos moradores que contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento do povoado.

Em uma área de terreno plano situada nas redondezas da barragem, a população decidiu edificar suas moradias e instalar a futura cidade. Começava então a nova Poço Branco e, lentamente, desaparecia a antiga povoação que transformou-se depois em simples cercados para a criação de gado. As obras da barragem transcorriam e Poço Branco continuou progredindo. No dia 26 de julho de 1963, pela Lei nº 2.899, desmembrou-se de Taipu, tornando-se um município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: poço-branquense

Formação Administrativo
Distrito criado com a denominação de Poço Branco, pela lei estadual nº 2327, de de 1712-1958, subordinado ao município de Taipu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Poço Branco, figura no município de Taipu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Poço Branco, pela lei estadual nº 2899, de 26-07-1963, desmembra de Taipu. Sede no atual distrito de Poço Branco ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 05-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.